Defesa Civil cadastra famílias atingidas pelas chuvas e segue monitorando a cidade nesta segunda (18)

A chuva  que caiu em Cariacica, ao longo da manhã e da tarde nesta segunda (18), foi menos intensa que no final de semana. Mesmo assim, a Defesa Civil segue monitorando a cidade. Foram 23 demandas atendidas até o início da noite. Além disso, os profissionais estão cadastrando famílias atingidas pelas enchentes nas regiões de Novo Horizonte e Operário. Os dados irão compor o relatório do município para pleitear recursos e ajuda do Governo Federal. Até o momento, o município decretou situação de emergência.

Entre os atendimentos, pedidos de análise estrutural de imóveis e também casos de queda de galhos e árvores em Alto Lage.

A equipe também recebeu chamados de pequenos deslizamentos de barrancos em Jardim Campo Grande e Vila Prudêncio.

As equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. A Secretaria Municipal de Serviços está realizando limpeza das vias. Já a Secretaria de Obras, está realizando reparos emergenciais.

Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 98831-6000 (plantão 24h) e o Corpo de Bombeiros é o 193.

Abrigos

Não há registro de desabrigados em Cariacica. No momento, há 9 pessoas desalojadas no abrigo instalado pela Prefeitura na comunidade católica de Novo Horizonte. Já na igreja Assembleia de Deus de Novo Horizonte, há 22 desalojados. Os dados são da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que acompanha essas famílias.

O abrigo em Vila Rica foi encerrado na tarde desta segunda (18).

Comitê de Desastres Naturais

Na manhã desta segunda-feira (18) o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, convicou o Comitê de Desastres Naturais do município de Cariacica para reunião de alinhamento das ações. Participaram também o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual, contribuindo para balanço dos trabalhos e definição das ações estratégicas para a semana. O objetivo é continuar dando respostas prontas e imediatas no acolhimento à população atingida.

Simultaneamente equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social estiveram nas áreas mais atingidas fazendo o cadastramento social das famílias. Este procedimento é importante para garantia de direitos pelos programas sociais.