Secretarias auxiliam desabrigados e desalojados

As fortes chuvas acabaram forçando as pessoas que residem nos bairros mais atingidos pelas águas a deixarem suas casas. Para abrigar essas famílias, a Prefeitura de Cariacica, por meio das secretarias de Assistência, Saúde, Obras, Serviços e Defesa Social, montou uma verdadeira força-tarefa para dar o amparo e o auxílio a quem precisa.

Na tarde do sábado (16), os desabrigados somavam 36 pessoas e os desalojados 95. As famílias estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em dois abrigos: a Escola Theodomiro Ribeiro Coelho, em Novo Horizonte, que está alojando 72 pessoas e a Igreja Batista Vila Rica, que está alojando outras 23 pessoas.

Como as chuvas estão diminuindo a densidade, algumas famílias já estão se preparando para deixar o abrigo. Inclusive, três delas, na manhã de hoje, voltaram para casa. Desde o início dos temporais a Defesa Civil está retirando as famílias das áreas de risco ou que estejam com as casas alagadas, sem condições de permanecer no local, e encaminhando para os abrigos.

Na Escola Theodomiro Ribeiro Coelho, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está prestando assistência às famílias com atendimento médico, fornecimento de medicamentos e, quando necessário, serviço de remoção (ambulância) para os Pronto Atendimentos de Nova Rosa da Penha I, Bela Vista e Trevo. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica também esteve no abrigo. Durante esta semana, a equipe da Vigilância fará um trabalho de orientação e prevenção contra doenças como a leptospirose.

Além da ajuda da Prefeitura, desalojados e desabrigados estão recebendo a solidariedade das pessoas que estão realizando doações nos abrigos. As famílias estão necessitando de roupas de cama, mesa e banho. Além de materiais de limpeza e higiene pessoal.

As equipes de Defesa Civil estão nas ruas realizando monitoramento de áreas críticas e identificando locais que possam estar apresentando perigo para a população. A Secretaria de Serviços está realizando limpeza das vias. Já a Secretaria de Obras, está realizando reparos emergenciais.
Na madrugada deste sábado, a Defesa Civil não registrou nenhum chamado. Mas, há ainda áreas alagadas na cidade, que estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. Os bairros com represamento de água são: Vila Rica, Flor de Piranema, Operário, Novo Horizonte, Nova Campo Grande, Piranema, Rio Marinho, Sotelandia, Vasco da Gama, Nelson Ramos e Porto de Cariacica.

A Defesa Civil do município de Cariacica alerta aos moradores que em caso de emergências por problemas relacionados às chuvas, é necessário ligar para o 98831-6000 (plantão 24h) ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193. Desde a quinta-feira (14), o município está em situação de emergência.