Igualdade Racial realiza seminário para celebrar o Dia da Consciência Negra

No próximo dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data, comemorada em todo o território nacional, foi escolhida por marcar o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Em Cariacica a comemoração será com o seminário “Consciência Negra e os dias atuais”, no dia 19, às 10h, no Centro Administrativo.

O evento será presidido pelo mestre em ciências sociais, Iljorvânio Silva Ribeiro, que abordará temas como racismo, desigualdades sociais e a lei 10.639/2003, que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino. De acordo com o gerente de Igualdade Racial, Sandro Cabral, o evento faz parte da programação estadual Novembro Negro.

“No dia 20 nós vamos para São Mateus, porque a cidade não tem muitas ações voltadas para a promoção da igualdade racial, faremos um seminário falando de todas as ações de Cariacica, nós vamos ensiná-los a como criar conselhos e órgãos de política de igualdade racial. Nós só temos dentro do estado cinco órgãos de promoção da igualdade racial, a nossa intenção via Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), é fortalecer junto aos municípios, essa necessidade de as prefeituras criarem esse órgão”, afirma.

Para o gerente combater o racismo é uma tarefa árdua, no entanto, Cariacica está no caminho certo, exemplo disso, são as diversas ações desenvolvidas pela Gerência de Igualdade Racial, uma delas é o mapeamento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais e de matriz africana.

“Também, junto a Defensoria Pública, criamos os registros das casas de matriz africana como cumprimento do mapeamento. Vamos registrar casas de quase 50 de existência que não têm alvará de funcionamento, CNPJ e isenção de impostos, assim como as igrejas. Estamos no caminho para superar o racismo, temos liberdade de expressão dentro do nosso município e o estado também já está se armando”, comemora.

Seminário "Consciência Negra e os dias atuais"

Quando: 19 de novembro

Horário: 10h

Local: auditório do Centro Administrativo da prefeitura. Avenida Kleber Andrade, número 05, bairro Rio Branco, próximo ao estádio Kleber Andrade