Devido às chuvas, Prefeitura suspende temporariamente serviços de manutenção preventiva

A Prefeitura de Cariacica executa, ao longo de todo o ano, serviços de manutenção preventiva para chuva. Devido às fortes chuvas das últimas 24h, alguns destes serviços foram temporariamente suspensos. Estão entre eles manutenção e aplicação de geomanta, limpeza de canais, limpeza de bueiros e varrição das ruas.

Um trecho da geomanta localizada em Porto de Santana, na encosta da Rua Gabino Rios, é um exemplo. O local foi o primeiro a ser beneficiado no município, ainda no ano de 2014. Neste trecho, a geomanta foi retirada para manutenção e, durante o período de chuva, instalada uma lona de proteção.O local tinha sofrido danos externos que demandaram substituição.

Além de Porto de Santana, as geomantas dos bairros Alto lage e Itanguá também recebem procedimentos de manutenção. Cariacica foi o município pioneiro no Estado a utilizar a geomanta. Atualmente, o benefício está presente 70% das áreas de risco do município. Com o revestimento, o terreno propenso a deslizamentos é protegido com a cobertura de um composto de PVC e argamassa. São mais de 36 mil pessoas protegidas. Para se aplicar, inicialmente o terreno sujeito a erosão recebe uma camada de composto de PVC. Após a secagem, toda a área recebe jateamento com argamassa. A finalização é feita com pintura na cor verde, também uma camada protetora.

Outro serviço temporariamente interrompido é o de limpeza dos canais. Importante para minimizar o impacto de alagamentos, o serviço volta a ser executado assim que estiar. Nos últimos 90 dias os canais que receberam o serviço foram os de Jardim de Alah/Rio Marinho, Flexal e Porto de Cariacica. Em Itanguá, o serviço foi temporariamente interrompido pelas chuvas.