PRF e Semdefes realizam ação educativa para alunos do Stélidas Dias

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Stélida Dias, em Campo Grande, tiveram um dia de aprendizado diferente nesta sexta-feira (08). É que uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve na unidade de ensino para contribuir com o conhecimento das crianças e adolescentes sobre segurança no trânsito e também sobre o trabalho exercido pelos policiais. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) com a PRF e foi realizada durante os turnos matutino e vespertino.

O efetivo da Polícia presente no local realizou uma palestra com os alunos sobre os cuidados necessários de serem tomadas no trânsito, de como funciona o bafômetro e também apresentaram uma simulação de embriaguez com um óculos especial.

O aluno Cauã Fagundes, de 13 anos, participou da simulação com os óculos e teve conhecimento de como a embriaguez dificulta até mesmo a ação de andar. “Foi uma experiência divertida mas, ao mesmo tempo, muito importante pois permite que a gente conheça como é difícil fazer nossas atividades nessa situação”, relata.

A ação também permitiu que os estudantes conhecessem as motos utilizadas pelos policiais.

Durante os jogos da Copa Mundial de Futebol Sub-17, realizados no estádio Kleber Andrade, a Polícia Rodoviária Federal auxiliou na organização do trânsito e escolta de alguns veículos. O policial rodoviário federal e também palestrante da ação, Adriano Bom Jesus, destaca que muitos alunos do Stélida Dias acompanharam essas ações realizadas durante a Copa e que a atividade realizada na escola é para aproximar os alunos e permitir que conheçam melhor o trabalho.

“Nossa proposta é que os alunos possam interagir com os policiais e os equipamentos usados pela PRF e também que aprendam sobre as seguranças que devem ser tomadas no trânsito”, afirma o policial.

O vice-diretor da unidade escolar, Aldair Júnior, destaca a importância da ação para as crianças por conta do elevado número de acidentes de trânsitos que poderiam ser evitados por conta da imprudência. “É importante que as crianças sejam educadas para o trânsito desde cedo pois assim elas têm conhecimento sobre os riscos que estão sujeitas”, afirma Júnior.

No total, mais de 300 alunos do 2º ao 9º ano estiveram presentes e participaram da ação.