Curso gratuito de capoeira, maculelê e roda de samba em combate à violência contra a mulher

Estão abertas, até o próximo dia 26, as inscrições para o projeto gratuito "Cultura Popular e Educação Contra a Violência Feminina". A iniciativa da professora de Educação Física, Ludmila Gramelisch, visa contribuir na apresentação da cultura afro-brasileira para crianças, jovens e adultos, por meio de aulas de samba de roda, maculelê e capoeira (expressões corporais de origem africana). "Esse tipo de abordagem é necessária, tendo em vista os níveis elevados de violência contra a mulher registrados no Espírito Santo", justifica. 


O curso será conduzido pelos professores do projeto Beribazu Centro Arte e Luta e dividido em aulas práticas e teóricas. Dentre as atividades estão a introdução da histórias das expressões, exibição de produções documentais e cinematográficas. Além disso, o programa prevê apresentações direcionadas à educação contra a violência feminina, que envolverá diversas palestras ministradas por mulheres e aulas com o "Zacimba Gaba", um coletivo de arte e luta, composto só por mulheres.


As inscrições devem ser via internet (veja no link no final da matéria) ou diretamente na Obra Comunitária de Itanguá e Nova Brasília (Ocinbra), em Nova Brasília, local onde serão dadas as aulas. O curso acontece às terças e quintas, das 18h30 às 21h.


O projeto terá duração de 10 meses e é financiado pela Lei João Bananeira de Incentivo à Cultura, com recursos na ordem de R$ 23.025,00, instituída pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult).


Serviço:


"Cultura Popular e Educação Contra a Violência Feminina"


Inscrições: até 26 de novembro. 


Como se inscrever: através deste link (ficha de inscrição) ou pessoalmente na Ocinbra (segunda a sexta, das 18h30 às 21h)


Dia e horário das aulas: as aulas já estão em curso e acontecem às terças e quintas, das 18h30 às 21h.


Onde: Obra Comunitária de Itanguá e Nova Brasilia (Ocinbra), rua Maria Scheaffer, 47, Nova Brasília, Cariacica.


Quanto: gratuito.


Informações: (27) 9 9946-5642.



Texto: Vitor Pinheiro


Jornalista responsável: Alcione Coutinho