Prefeito e empresários levam à governadora em exercício proposição de nova Expedito Garcia

A Avenida Expedito Garcia é conhecida como o maior shopping a céu aberto do Espírito Santo. São mais de mil empreendimentos entre grandes lojas, salas comerciais, prestadores de serviços e pequenos empreendimentos. Pela via circulam até 20 mil pessoas por dia, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica (CDL). É neste cenário de importância que Prefeitura e empresários começaram a pensar um processo de ressignificação, que alinhe a capacidade e o potencial da região aos novos tempos. Para encorpar a discussão da nova Expedito Garcia, o prefeito de Cariaicica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, e representantes dos comerciantes e moradores levaram à governadora em exercício, Jaqueline Moraes, um protocol de intenção com intuito de agregar também o Governo do Estado na discussão.

Participaram do encontro, no Palácio Anchieta, representantes da a CDL, o Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Cariacica, a Associação de Moradores de Campo Grande, o Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariaicica (Idesc) e Prefeitura, além de representantes das secretarias estauduais de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Mobilidade e Infraestrutura (Setop) e Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Encerrando o encontro, um documento formalizou o encontro. Os próximos passos serão dados por grupos de trabalho, envolvendo cada uma das áreas, com técnicos e empresários, com objetivo de elaborar um projeto sustentável. Para Samuel Valle, presidente da CDL, o projeto deveria ter como eixo principal a avenida, mas ser um conjunto de intervenções e mudanças, integrando infraestrutura, mobilidade e uma nova abordagem dos empresários, que mantenha a punjância do comércio. "Sabemos hoje, é essa é a visão do empresariado, que não devemos cobrar e esperar somente do poder público. Estamos nos colocando à disposição para essa discussão, para definição das responsabilidades, mas com o olhar da urgência, para que mantenhamos nossa Expedito Garcia viva", comentou.

O prefeito Juninho lembrou do exemplo trazido ao município, por uma comitiva, da Rua Vidal, na cidade de Florianópolis-SC. "Vimos que lá, mesmo sem uma boa interlocução dos empreendedores com a Prefeitura, eles conseguiram superar os obstáculos. Aqui temos uma vantagem, todos estão de mãos dadas e vocês contam com Prefeitura e, agora, Governo do Estado. Portanto, precisamos o quanto antes definirmos as resposnabilidades de cada um", pontuou.

Jaqueline reiterou a importância da cidade de Cariacica para a administração estadual e se pôs como elo desta engrenagem. "Quando o prefeito me falou rapidamente sobre o tema, chamei a todos para vermos de perto isso e entendermos como podemos ajudar. Por isso estas secretarias aqui representadas. Vamos trabalhar para não deixar a Expedito Garcia perder o que tem de melhor, que é a força do comércio, essa potência, e apontando para isso devemos pensar na ressignificação da via. Hoje, já temos um convênio pelo qual a Prefeitura está realizando a obra de drenagem num trecho que alagava muito, mas entendemos que precisamos ir além", afirmou governadora em exercício.