Encerradas inscrições para capacitação continuada do Programa Família Acolhedora

Estão encerradas as inscrições para a capacitação continuada do Programa Família Acolhedora, o evento acontecerá no dia 20 de novembro no auditório do Ministério Público em Alto Lage. Foram disponibilizadas 50 vagas, que esgotaram-se em apenas um dia.

A capacitação destina-se a equipe técnica do Programa Família Acolhedora e a rede de apoio socioassistencial. O objetivo é qualificar as equipes e agregar conhecimento acerca do tema “reintegração familiar”.

No módulo 1 serão abordadas as leis protetivas que regem o Programa Família Acolhedora e a reintegração da criança à família de origem. Já no módulo 2 será abordada a metodologia de como é trabalhar com essa família após a reintegração da criança, bem como o acompanhamento que é feito até que o núcleo famíliar consiga prosseguir sem a rede de apoio e proteção.

“A Semas pretende aprimorar e qualificar o serviço que já existe no município. E ampliar esse conhecimento à rede socioassistencial, para juntos desenvolvermos um trabalho comprometido com a garantia da proteção integral das crianças e adolescentes atendidos pelos serviços de Cariacica”, assinala a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Cristiana Furtado Caldas Couto.

O destaque do evento é a presença da mestre e doutora em Serviço Social e membro da Rede Nacional pela Primeira Infância, Jane Valente, autora do livro Família Acolhedora: as relações de cuidado e de proteção no Serviço de Acolhimento. A presença da renomada profissional é motivo de grande alegria para a equipe da Semas.

“A Jane atendeu, prontamente, ao nosso convite. A equipe da Semas visa ampliar os conhecimentos técnicos e, por se tratar de uma profissional com grande acúmulo teórico sobre o tema, nos possibilita a construção de metodologias de trabalho visando a reintegração familiar, um dos grandes desafios do serviço”, explica Cristiana.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da gerência de Proteção Social Especial. As inscrições são online.

Serviço:

Capacitação continuada do Programa Família Acolhedora

Dia: 20 de novembro

Horário: 8h às 17h

Local: auditório do Ministério Público de Cariacica. Rua São João Batista, número 1.000, Alto Lage