Parceria entre Semas e Prysmian leva oficinas de animação ao Cras de Porto Novo

Quem quer ser um cineasta? As crianças, adolescentes e adultos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo pensam na possibilidade e, para isso, já estão treinando, por meio de oficinas de animação voltadas para a temática ambiental. O workshop está sendo realizado graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Prysmian Group.


Ao todo, 22 pessoas da Região 1 participam dos três grupos de oficinas que estão sendo ministradas pelo biólogo e artista Bruno Cabús. A proposta é a produção de pequenos vídeos explorando três assuntos: repensar o plástico, coleta seletiva e transporte sustentável. Para isso, os participantes estão aprendendo como funciona um cinema de animação e como se faz um desenho animado.


“Esse trabalho é sempre muito encantador, as crianças e demais participantes entendem como o cinema funciona desde o início e, a partir daí, não tem como não encantar. Com poucos minutos eles já entendem e em segundos conseguem fazer seus desenhos se movimentarem, isso é mágico, para as crianças é sensacional, elas se empolgam e se empenham em criar e a gente explora a criatividade e a imaginação delas”, comenta biólogo.


A parceria entre a Semas e a Prysmian nasceu no início do ano, quando a empresa, situada em Porto de Santana, sentiu necessidade de conhecer mais a fundo a comunidade do entorno, para entender seus anseios, necessidades e assim avaliar qual seria o melhor projeto a ser desenvolvido.


“A gente trabalha com as condicionantes ambientais, o nosso foco é a educação ambiental, trazer uma nova forma de pensar para as pessoas, para elas agirem de uma forma ambientalmente correta, separando o lixo, repensando o uso do plástico e o consumo. As oficinas de animação trazem muito o olhar da educação ambiental de uma forma lúdica e descontraída, você vai absorvendo as informações sem que alguém dite como deve ser, vai de uma forma mais fluida, dinâmica e criativa”, avalia a consultora Mayta Lara Leal.



A estudante Geisimara Sarmento Fortunato, 12, está participando das oficinas e constatou que fazer um desenho animado não é mole não. “É legal ver os desenhos na televisão, mas também é legal fazer e criar. É bem complicado fazer, mas quando fica pronto é tão bonito”, diverte-se.



A coordenadora do Cras, Magna de Oliveira Silva Lima, é só elogios a parceria. “São crianças que não têm acesso a esses equipamentos, elas olham e os olhinhos brilham, elas ficam encantadas, é um mundo que elas estão começando a conhecer e até talentos são revelados”, diz.


No dia 10 de dezembro os vídeos produzidos serão apresentados às famílias em um evento no Cras.