Cultura dá posse a conselheiros, entrega iluminação cênica do teatro e anuncia obras e investimentos na área

Ao som de "Highway to Hell", a clássica canção de rock da banda australiana AC/DC, a equipe de cenotécnica do Centro Cultural Frei Civitella apresentou o aparato de iluminação cênica que vai passar a dar apoio às produções de teatro, dança, música e demais eventos que subirem ao palco do teatro, em Campo Grande. Enquanto a música rolava, foram projetados efeitos das luzes na ribalta e na plateia, evidenciando todo o poder da  mesa digital de controle de iluminação de 96 canais, 32 projetores, 20 refletores e lâmpadas especiais próprias.

A performance foi um dos pontos altos da noite de terça-feira (5), escolhido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) para marcar o Dia Nacional da Cultura, que deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, com a presença do prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o . O sistema de refletores também foi utilizado para acompanhar a coreografia contemporânea do bailarino Mattheus Schirffimaan, que baseou os movimentos na música "Vapor Barato", de Jards Macalé e Waly Salomão, e interpretada por Zeca Baleiro.

A entrega do sistema de iluminação foi uma das conquistas anunciada pela Semcult. A secretária de Cultura,  Renata Weixter, pontuou os resultados de investimentos e obras na área, representando a união de esforços da secretaria e da classe artística. "Enquanto vivemos um cenário cultural de incerteza a nível nacional, com muitos revezes e cortes, aqui, em Cariacica, nós mantemos nossas atividades e o apoio aos artistas e produtores, provando que políticas públicas culturais são um programa de governo constante na cidade, sendo resultado dessa união de forças", destacou. Ela lembrou que o kit de iluminação foi um prêmio que a Semcult ganhou ao concorrer em um edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cidadania. "Concorremos com outros 1500 teatros e casas de espetáculos em todo o Brasil e o nosso teatro foi o único do Espírito Santo a ser premiado! É motivo de muito orgulho para a cidade e para a equipe da Semcult", destacou.

Investimentos

A secretária também anunciou restauro do Centro Histórico Eduartino Silva, em Cariacica Sede. A secretaria investiu R$ 13.400,00 de recursos próprios numa ação de revitalização do prédio. As obras já começaram no local.

Outro investimento, vindo do Ministério da Cidadania, é o valor de R$ 268 mil, previsto para dezembro. "Nós aplicaremos esses recursos em 20 oficinas e minicursos culturais e artísticos, que serão oferecidos a crianças, adolescentes e jovens de regiões e bairros de maior vulnerabilidade social ao longo de 2020", planejou.

A Secretaria de Cultura auxiliou a Associação Artística e Folclórica Afro Brasileira a concorrer a um edital junto ao Ministério de Minas e Energia. O projeto inscrito foi aprovado o que rendeu um equipamento multimídia (caixa de som, pedestal, mesa de som de 16 a 20 canais, câmera fotográfica, refletores, datashow, mesas e cadeiras). "Esses itens irão auxiliar como suporte aos eventos das bandas de congo e como forma de que elas registrem suas atividades e possam depois divulgá-las em circuito de cineclube", explicou a secretária.

Em dezembro também será lançado o 12º edital da Lei João Bananeira, a lei de incentivo cultural da cidade. "Cariacica é a única cidade da região metropolitana de Vitória que mantém sua lei de incentivo atuante e sem interrupção. Ao longo desses dez anos, foram mais de 270 projetos aprovados na Lei João Bananeira, totalizando recursos na ordem de R$ 6 milhões", calcula. Ela destacou que este ano a Semcult adotou também os editais como forma de apoio e incentivo à produção artística. "É mais uma opção de fomento à atividade artística além do benefício da Lei João Bananeira. Lançamos este ano três editais e foi uma experiência muito gratificante", avaliou.

Novos conselheiros e certificados

O prefeito Juninho assinou o termo de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura. O conselho é composto por nove Câmaras representadas pela sociedade civil: Artesanato, Artes Cênicas, Artes Visuais, Áudio Visual, Cultura Popular, Arte Contemporânea, Literatura, Música e Patrimônio Cultural. Os conselheiros, escolhidos por votação popular sendo nove titulares e nove suplentes, cumprirão mandato até outubro de 2021.  Além disso, houve a entrega a certificação para alunos e alunas do curso de operação de som realizada com recursos da Lei João Bananeira.

O prefeito Juninho agradeceu ao empenho da Semcult e da união da classe artística e pediu que o apreço ao fazer cultural fosse constante. "Essa história de que a Cultura deve ser sempre deixada para depois é diferenciada em nossa administração. É diferente pelo próprio contexto da cidade já que os artistas e produtores sempre foram muito atuantes. Não é nada fácil mas essa união deixa tudo o que feito ficar consolidado", concluiu.