Integridade é tema do VI Seminário de Combate à Corrupção

Identificação e gerenciamento de riscos, mudança de cultura, transparência, canais de denúncia e controle interno são alguns dos assuntos a serem abordados no ‘VI Seminário Municipal de Combate à Corrupção’. Nesta edição, o evento trará como tema de discussão “A Integridade e o Combate à Corrupção”. A intenção é abrir um espaço, no dia em que é comemorado o Dia de Combate a Corrupção, para falar das ferramentas de integridade que o município já possui.


O debate será promovido pela Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont) na segunda-feira (11), das 13h às 17h, no auditório da faculdade Faesa, Campus de Cariacica, em Alto Lage. A novidade deste ano ficará por conta da apresentação do Programa de Integridade do município de Cariacica. “A proposta é estar em conformidade com as normas. Quando se fala em integridade devemos pensar em um conjunto de instrumentos que tem por objetivo principal evitar desvios de conduta e possível prejuízo ao erário”, destaca o secretário de Controle e Transparência, Eliezer Soares.


Para esclarecer o que é o programa e conhecer melhor o assunto, neste dia será instituído o Código de Ética e Integridade dos Agentes Públicos do Poder Executivo do município de Cariacica e será disponibilizado no Portal de Transparência, a partir do dia 12.


O seminário também contará com palestras que tratarão de temas ligados à integridade e ao combate à corrupção. Os temas são: - “Fundamentos da Integridade Pública”, MPES e o Combate à Corrupção” e “Integridade Pública e a Mudança no Paradigma da Relações Público-privada”.


O seminário é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição antes. Para os interessados em participar, basta apenas comparecer ao local.



PROGRAMAÇÃO DO VI SEMINÁRIO MUNICIPAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO “A INTEGRIDADE E O COMBATE À CORRUPÇÃO”:


Data: 11 de Novembro


Horário: 13h às 17h



  • 13h: Credenciamento

  • 14h: Abertura Oficial

  • 14h05: Discurso com Geraldo Luzia de Oliveira Júnior - Prefeito Municipal de Cariacica

  • 14h25: Discurso com Glauco Ferreira Soares - Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Espírito Santo (CGU)

  • 14h35: Apresentação do Programa de Integridade com Eliezer Soares Rocha Júnior, secretário municipal de Controle e Transparência; e Jorge de Oliveira Silva, assessor especial

  • 14h55: Palestra 1 - "Fundamentos da Integridade Pública", com Dielson Cláudio dos Santos, auditor federal de Finanças e Controle Controladoria Geral da União

  • 15h25: Palestra 2 - "MPES e o Combate à Corrupção", com Eliezer Siqueira de Sousa, ouvidor-geral do Ministério Público do Estado do Espírito Santo

  • 15h55: Palestra 3 - "Integridade Pública e a Mudança no Paradigma da Relações Públicas-privadas", com Flávia Marchezi, advogada e especialista no tema

  • 16h25: Debate

  • 16h50: Coffe Break



Texto: João Vitor Gonçales


Jornalista responsável: Alcione Coutinho