Unidade de Saúde no bairro Vila Independência passará por reforma

A Unidade de Saúde do Bairro Mucuri, que apesar do nome fica no bairro Vila Independência, passará por obras de reforma e requalificação que devem ter início nos próximos dias, com previsão de término em fevereiro de 2020. Constam no projeto a troca dos pisos, do telhado do auditório, construção de um novo banheiro com acessibilidade, além da troca de janelas, portas, louças e pintura geral. Quando finalizada, terá ainda agendamento de consultas humanizado e ampliação dos serviços.

Os anúncios foram feitos na manhã desta terça-feira (5), pelo prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, qye visitou a unidade antes da abertura para atendimento dos usuários. O objetivo era falar da obra e esclarecer dúvidas, bem como pedir compreensão pela execução da obra sem interrupção dos atendimentos. Acompanharam o vice-prefeito Nilton Basílio, a secretária de Saúde Bernadete Coelho Xavier e técnicos da empresa que executará os serviços.

"Decidimos realizar as obras sem interromper os atendimentos para execuão mais rápida, e por isso sabemos que esta situação trará alguns transtornos. Porém, uma unidade mais acessível e com melhor nível de acabamento será entregue à comunidade. Além disso, teremos a informatização da unidade, o que acabará com as filas para distribuição de senhas", anunciou o prefeito. Ele também aproveitou para antecipar que duas Equipes de Saúde da Família (ESF) serão implantadas na unidade, atendendo com maior efetividade á região.

A secretária Bernadete incluiu nesta lista de entregas o retorno ao funcionamento da farmácia do posto, que para os usuários faz falta. Assim disse a dona de casa Rosalina Stein Ferreira, casada e mãe de dois filhos. Ela ressaltou que com as mudanças, assim que efetivadas, terão um bom atendimento. "Ficamos sem a farmácia, sem as equipes que iam nas casas também. Mas o pior é ficarmos na chuva ou no sol, desde às 4h da manhã, para pegar ficha. Serã maravilhoso quando tivermos outra estrutura aqui", comemorou.

O valor orçado para este serviço ficou em R$ 129.885,78. Segundo a empresa responsável pelas intervenções, será realizada em etapas, iniciando pelo auditório. Na sequência, os setores que forem afetados serão temporariamente suprimidos ou transferidos para a área concluída, de forma que afete minimamente os atendimentos. Os turnos de trabalho também serão diferenciados, com reforço na parte da tarde, quando a unidade diminui a circulação de pacientes.