Semdec lança programa de corredores verdes com anúncio de novo parque em Santa Bárbara

Uma cidade com um sistema de parques ambientais todos interligados por ruas arborizadas e floridas, estruturas com ciclovias e calçadas adaptadas, os chamados corredores verdes. Essa é a Cariacica apresentada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) dentro do programa "Rede Parques". O lançamento foi na noite da última quarta-feira (30), em um cerimonial de festas, no bairro Santa Bárbara. Na ocasião, a Semdec anunciou o andamento das obras do futuro Parque Linear Santa Bárbara, cuja entregue está prevista para o primeiro semestre de 2020.

Além do de Santa Bárbara, o projeto envolve Parque Linear de São Conrado (entregue em 2016), o Parque Natural de Itanguá (em elaboração de projeto), Parque O Cravo e a Rosa (projeto concluído e em andamento), Parque Padre Gabriel (em elaboração de projeto), Parque da Biquinha (obras em andamento em Jardim América), Parque Mochuara (em elaboração de projeto).

Estavam presentes o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, o vice-prefeito, Nilton Basílio, parte do secretariado, representantes da Câmara municipal e lideranças comunitárias locais. O prefeito agradeceu pelo empenho da comunidade que se uniu em torno da implantação de uma área de natureza preservada no bairro. "Mas é bom vocês tomarem consciência de que o futuro parque de Santa Bárbara vai beneficiar não só  quem mora no bairro. Ele é algo que envolve toda a cidade pois estará unido aos demais por meio de uma estrutura que vai melhorar também o acesso a esses parques, incluindo ruas com pavimentação, paisagismo, ciclovias", descreveu.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, detalhou que o projeto Rede Parques integra o Plano de Mobilidade Municipal, que, dentro do conceito de sustentabilidade e mobilidade, incluiu a construção de 8 km de ciclovias em até seis anos e 31 km de ciclofaixas em até três anos. "O 'Rede Parques' é início de algo muito maior. Dentro dele, o futuro parque de Santa Bárbara, que antes era uma área degradada, será um grande ativo para o bairro e também para todo o município. Já começamos as obras essa semana e agradecemos pelo envolvimento da comunidade no projeto", destacou.

O representante da liderança comunitária da região, Maruo José Cunha, lembrou que a entrega do parque é só uma etapa na sucessão de conquistas. "A comunidade lutou junto à Prefeitura por esse parque e pela conservação das nascentes e devemos continuar cuidando e zelando porque será um patrimônio público não somente nosso mas também para os bairros vizinhos", comemorou.

Corredores verdes

Em seguida, a coordenadora de Estruturação Urbana da Semdec, Marissol Vieira, e o coordenador de Planejamento Urbano, David Nogueira, detalharam os desdobramentos do projeto "Rede Parques". Nogueira lembrou que o modelo foi inspirado em experiências internacionais como as de Barcelona, na Espanha, e Medellin, na Colômbia. "Assim como aconteceu nessas cidades, os parques não ficarão isolados. No caminho de acesso a eles, as ruas receberão intervenções, deixando a cidade mais acessível e com mais conveniência em termos ambientais", destacou.

Marissol reforçou que todos os parques estarão conectados por vias arborizadas. "Paralelo ao 'Rede Parques', há um plano de arborização onde os espaços contarão com cobertura vegetal com espécies adequadas", apontou. A presença de mais verde vai contribuir para inúmeros benefícios como diminuição da poluição atmosférica, combate a altas temperaturas e poluição visual.

Ela lembrou que o plano contará inclusive com a participação dos moradores de Cariacica e esta é fundamental. "Iremos acolher as sugestões num hotsite que já está disponível na página da Semdec, no portal da Prefeitura e também por email, telefone, whatsapp e presencialmente", indicou.

Saiba mais:

As sugestões ao projeto Rede Parques podem ser enviadas para

Site: http://planos.cariacica.es.gov.br/rede-parques-como-participar

Email: redeparques@cariacica.es.gov.br

Telefone e WhattsApp: (27) 98831-6001

Presencialmente na Semdec: Centro Administrativo da Prefeitura na Avenida Kleber Andrade, número 05, bairro Rio Branco. Próximo ao estádio Kleber Andrade.