Crianças e adolescentes dos Cras têm dia de diversão na Estação-Cidadania Esporte

"...É bom ser criança, ter amigos de montão, fazer cross saltando, tirando as rodas do chão...”. Nesta sexta-feira (25) as crianças e adolescentes dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) se esbaldaram de brincar na Estação Cidadania-Esporte em Nova Brasília e levaram a canção de Toquinho ao pé da letra. Tudo foi realizado graças ao InterCras, uma proposta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Teve brincadeiras no parquinho, corrida, salto, capoeira, zumba além das brincadeiras tradicionais como pique-bandeira. Ao todo 280 crianças tiveram um dia de diversão, tudo supervisionado por técnicos das Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

“Considerando a situação de vulnerabilidade e risco que eles vivem no dia a dia, a gente entende que é uma oportunidade de incentivá-los ao esporte e também promover a interação, a fim de estimular uma boa convivência entre eles e as equipes. Também é uma oportunidade de reunir as equipes de todos os Cras”, explica a criadora da proposta e coordenadora-geral do SCFV, Carina de Souza Menezes.

A estudante Raika Ferreira, 11, é usuária do Cras de Itacibá e aprovou a proposta. “Achei tudo muito divertido, pois estou passando momentos com os meus amigos. Quero vir mais vezes”, comenta.

Brincar estimula as competências, o autoconhecimento, a criatividade, ensina a respeitar regras entre outros benefícios e, apesar de ser um direito garantido tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente, muitos meninos e meninas ainda não exercem plenamente essa garantia.

“Muitos têm direitos violados devido a precariedade econômica e social na realidade em que estão inseridos e também são responsáveis pelo cuidado com a casa, com os irmãos e não têm tempo de brincar e estudar”, lamenta Carina.

Para a secretária de Assistência Social, Solismara Delarmelina, o dia foi uma oportunidade para os pequenos conhecerem o que a cidade tem bom.

“A gente acredita que o esporte é uma porta para a criança se encontrar, descobrir potencialidades e interagir. Tem criança que quando chegou aqui (na Estação Esporte-Cidadania) os olhinhos brilharam, pois percebeu que esse espaço também é dela”.

No que depender da Semesp as portas estarão sempre abertas para recebê-los.

“Foi um dia muito importante para essas crianças e adolescentes e para nós como educadores podermos dar um pouquinho de nós para eles, para eles vivenciarem as coisas boas da vida. Ao praticarem atividades esportivas eles melhoraram na escola, em casa e serão mais saudáveis e é isso que o município quer, criar situações para que as pessoas tenham qualidade de vida”.