Conselho Municipal de Transparência realiza reunião com comissão de fiscalização

Para discutir e esclarecer a população sobre como está a gestão da nova administração do Pronto-Atendimento de Alto Lage – também conhecido como PA do Trevo –, o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção se reuniu com a comissão de fiscalização na quarta-feira (24). Estiveram presentes representantes da sociedade civil e de instituições públicas.

Para garantir a efetividade do contrato estabelecido com o Instituto de Gestão, Inovação e Saúde (IGIS), que está na nova gestão do PA, foi instituída uma comissão formada por oito membros, por meio do decreto 97/2019. Um grupo de trabalho composto por quatro servidores com experiência na área de urgência e emergência também auxilia na fiscalização dentro do Pronto-Atendimento. A equipe envia, semanalmente, relatórios em relação aos atendimentos realizados e a postura dos profissionais que atuam na unidade.

Um dos pontos de destaque da reunião foi a avaliação positiva em relação à aplicação do Protocolo de Manchester, que estabelece métodos de triagem para otimizar os atendimentos de acordo com a urgência médica. Foi implantado um painel que possibilita verificar, em tempo real, como está o andamento para atender o paciente. Outra melhoria foi a mudança dos equipamentos e na parte operacional.

“A comissão está monitorando e cobrando qualidade no atendimento. Sem fiscalização, não é possível obter melhoras”, comenta o secretário da Secretaria Municipal de Controle e Transparência (Semcont), Eliezer Soares. Ele acrescenta que, na próxima reunião, que irá ocorrer em novembro, o Conselho irá convidar o IGIS, para fechar o ciclo de monitoramento dessa organização.

A comissão de fiscalização ainda está em processo de análise de dados dos serviços e avaliação dos indicadores. Depois disso, haverá a cobrança daquilo que não foi cumprido referente ao contrato, por meio de notificações e relatórios.

Texto: Yvena Plotegher

Jornalista responsável: Alcione Coutinho