Projeto Rede Parques será apresentado aos moradores de Santa Bárbara

No próximo dia 30 os moradores de Santa Bárbara têm um compromisso com técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), o encontro é para o lançamento do Projeto Rede Parques. A reunião acontecerá no cerimonial Four Seasons.

O Projeto Rede Parques integra o Plano de Mobilidade, que propõe a construção de 8 km de ciclovias em até seis anos e 31 km de ciclofaixas em até três anos. De acordo com a coordenadora de Estruturação Urbana da Semdec, Marissol Vieira, a expectativa da secretaria em relação a apresentação é grande, visto que esse será o primeiro contato oficial com a população.

“Esperamos muitas contribuições. É muito importante a participação dos moradores no processo. As pessoas precisam acolher esses projetos e se apropriarem do espaço que está sendo feito para elas. Apresentar a ideia para a população e ouvir sugestões contribuirá para torná-los ainda melhor”.

Há meses a Semdec vem desenvolvendo projetos urbanísticos e paisagísticos para os parques lineares, a proposta é interligar parques e unidades de conservação por meio de quase 40 km de extensão de área exclusiva para os munícipes percorrerem a cidade de bicicleta ou andando. Além disso, os trechos a serem contemplados com ciclovias e ciclofaixas ganharão arborização, formando uma espécie de “corredor verde”, para isso, está sendo construído o Plano de Arborização que irá definir as espécies ideais para serem utilizadas dentro do espaço urbano.

Serão contemplados os parques de Santa Bárbara, São Conrado, Itanguá, Padre Gabriel, O Cravo e a Rosa, Mochuara e Biquinha. Vale ressaltar que o parque de Santa Bárbara, que está fase de construção, contará com pista de caminhada e campo para futebol de areia, a previsão de entrega é no início do próximo semestre.

Serão realizados encontros em todos os parques com  o objetivo de apresentar o projeto, ouvir sugestões e colher informações sobre os bairros.

“Buscando envolver a população, de forma que os moradores se apropriem dos parques usando, divulgando e ajudando a cuidar desses novos espaços de lazer da cidade”, finaliza Marissol.

Além da participação nos encontros a população pode participar do projeto Rede Parques enviando sugestões para o e-mail redeparques@cariacica.es.gov.br, pelo telefone (27) 98831-6001 e presencialmente na Semdec, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura na Avenida Kleber Andrade, número 05, bairro Rio Branco.

Apresentação do Projeto Rede Parques

Quando: 30 de outubro