Parceria entre Seme e EDP capacita professores sobre questões ambientais

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Educação Integrada/Coordenação de Educação Ambiental, em parceria com a EDP realizou nesta sexta-feira (18) uma ação de conscientização ambiental com o projeto "Boas Energias na Escola" em seis escolas do município para capacitar professores, pedagogos e diretores acerca de temas sobre o meio ambiente.

O projeto tem como objetivo principal a capacitação dos professores da rede pública de ensino localizadas na área de concessão da EDP-ES nos conceitos básicos da educação ambiental e uso eficiente da energia elétrica, de acordo com a metodologia PROCEL Educação, de forma que os profissionais da educação possam disseminar, aos seus alunos e toda comunidade escolar, o bom uso da energia elétrica de forma segura, eficiente e sem desperdícios.

Durante o processo de capacitação dos professores as escolas participantes do projeto recebem um kit educacional composto por diversos materiais de apoio pedagógico para serem utilizados em sala de aula junto aos alunos.

Além disso, o projeto irá disponibilizar experiências presenciais e interativas para professores, alunos e comunidades em geral nos conceitos relacionados ao meio ambiente, energia elétrica e seu uso consciente. As escolas receberão a visita de uma unidade móvel de ensino, que consiste em um caminhão totalmente equipado e desenvolvido para atuar, simultaneamente, como laboratório sobre rodas, espaço de interação e conhecimento, no qual a comunidade escolar tem a oportunidade de vivenciar as principais formas de geração de energia e os caminhos que a eletricidade percorre até chegar às residências, além de vídeos, jogos, realidade aumentada, maquetes, experimentos lúdicos serão acessados com muita interatividade e diversão.

“Entendemos que a parceria educativa estabelecida entre diferentes setores com a comunidade escolar corrobora efetivamente com o processo educativo. O olhar da EDP - Projeto Boas Energias na Escola- junto ao olhar pedagógico do professor proporciona o experienciar de um trabalho multifacetado. Desse modo, percebo essa oportunidade como um privilégio, que gerará resultados tanto na unidade de ensino como também se amplia para o extramuro escolar, por proporcionar aos alunos que serão alcançados pelo projeto ferramentas para o consumo consciente de energia elétrica em suas residências”, relata Marina Cadete da Penha, coordenadora de Educação Ambiental da Seme e professora de Ciências da Emef Martin Lutero.

As escolas participantes da ação foram EMEF Antário Teodoro Filho, EMEF Leonilda das Graças Langa, EMEF Martim Lutero, EMEF Joana Maria da Silva, EMEF Cleilza Amaral e EMEF Euvira Benedita da Silva.