Mães de alunos da Apae participam de ação do Outubro Rosa

O ‘Outubro Rosa’ em Cariacica está sendo comemorado com saldos positivos. É que a fila para realizar o exame de mamografia zerou. Agora, quem procura as unidades de saúde do município realizam o exame em até 30 dias. A medida evita que aconteça demanda reprimida.


Por isso,  pensando em proporcionar atendimento a pessoas que não podem ser atendidas no horário regular, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta quinta-feira (17) uma ação que reuniu mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fica em Morada de Santa Fé.



No evento, as participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância o autoexame, como realizar e quais providências devem ser tomadas quanto as consultas que devem ser realizadas regularmente. Além de aprendizado, as mães já retornaram às suas casas com o exame de mamografia marcado para o próximo dia 26 de outubro.



A neuropsicóloga Mariana Bertuani realiza atendimentos na Apae e relata que a ação é “fundamental para as mães, pois algumas contam com os fatores de risco, mas não conhecem quais caminhos devem tomar, então, a palestra serviu de incentivo e educação sobre o Programa da Saúde da Mulher”.



E a ação foi uma oportunidade para mulheres que não se consultavam há alguns anos. É o caso da Maria Cristina Moreira, mãe da Stefany Moreira, que é aluna da Apae, que divide sua rotina entre trabalho e acompanhar sua filha na Associação. “Me senti feliz com a oportunidade e com as coisas que aprendi hoje na palestra. Por conta da minha rotina, não sobra tempo para ir ao médico, então essa ação foi importante para mim e para outras mães que acompanham seus filhos aqui na Apae”, relata Maria



Maria Lyra, Stefany Moreira e Maria Cristina Moreira