Prefeitura de Cariacica e Força Nacional entram na festa junto com a criançada

Tem coisa melhor para a garotada do que aproveitar o Dia das Crianças brincando? Assim foi a tarde deste sábado (12) na Estação Cidadania Esporte Cariacica (Ecec), em Itacibá. E quem comandou toda essa diversão foi a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp). A novidade desse ano foi a participação da Força Nacional, que levou recreação e muita animação para o local.

E o que não faltou foram brincadeiras. Com os oficiais da Força Nacional, a criançada podia fazer um circuito, brincar de cabo de guerra, passear nas viaturas e até tirar foto com os uniformes dos militares. Enquanto isso, brinquedos como futebol de sabão, pula-pula, castelinho inflável, e barraquinhas de algodão doce e pipoca faziam a alegria dos pequenos.

Danilo Machado, de 9 anos, não escondia a felicidade. Com um sorriso no rosto visitava pela primeira vez a Ecec. Os avós já são freqüentadores das aulas de ginástica e ficaram empolgados com a oportunidade de levar os netos para aproveitar o dia. “O espaço aqui é muito bacana, e o dia está sendo muito animado. Danilo e Marcele estão amando”, afirma a avó Cenir Silva Machado, moradora de Vila Prudêncio.

A Maria Aparecida Pimentel levou os filhos Cauã Henrique e Rafaela, de 8 e 11 anos, e a sobrinha Daniela, para comemorar o Dia das Crianças. “Aqui em Cariacica nunca teve nada parecido. E eu estou amando. A Prefeitura está de parabéns. Eu deixei de ir com as crianças para Vitória e sem dúvidas está valendo a pena”, conta a mãe. E segundo a filha, foi uma boa escolha. “Aqui está muito massa. Está sendo um dia das crianças muito legal. Agora quero andar na viatura”, fala.

Entre tantas crianças, um em especial se destacou. Era o Lúcio Marcos Júnior, de apenas 8 anos, que curtia o dia fardado como o pai, que faz parte da equipe da Força Nacional. “Eu estou me sentindo famoso”, disse. A família é de Minas Gerais e veio para Cariacica para acompanhar o pai, Cabo Hortêncio, na missão que exerce junto a Força Nacional. “Esse contato que as crianças têm com os oficiais é um incentivo. O Júnior fala que quer passar por todas as áreas como o pai. Desde guarda mirim até a Força”, destaca a mãe Patrícia Bahiense.

"A parceria com a prefeitura é fundamental para que a comunidade entenda que a Força Nacional não veio com a missão de matar, pelo contrário, viemos com a missão de se aproximar da comunidade e tentar minimizar a questão da criminalidade", enfatiza a Major Maína.

Pedal Kids

E se engana quem pensa que acabou por aí. Depois de tanto brincar, era hora do Pedal Kids. Mais de 400 crianças inscritas foram fazer um passeio de bicicleta junto aos pais e a equipe da Semesp. O circuito saiu da Ecec e deu a volta até o centro de Itacibá, próximo a padaria Monza.

A pequena Marina Gardimam, de 6 anos, participou pela segunda vez, acompanhada da mãe Lurdinéia Gardimam, e exibiu animada a medalha que ganhou. “Foi muito legal mesmo. A gente rodou muito e eu amei”, conta a menina.

O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, participou da festa com a criançada. “É o segundo ano consecutivo que realizamos o Pedal Kids, que foi um sucesso. E além do passeio de bicicleta, nesse ano tivemos a oportunidade de junto a Força Nacional proporcionar atividades sociais, esportivas e culturais, para todos os moradores de Cariacica e também para quem nos visitou. Sabemos que voltar a ser criança é muito legal, mas participar junto com as crianças é melhor ainda”, destaca.