Obras de drenagem e pavimentação avançam em Vale dos Reis

As obras de drenagem e pavimentação, feita pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em Vale dos Reis, estão em fase de lançamento de mistura asfáltica. Falta pouco para que sejam entregues as melhorias nas ruas Rei Felipe II, Rei Anco Márcio, Rei Luiz XV e Rei Manoel. A nova camada de asfalto fresco é compressada ainda quente, para ser nivelada junto ao solo. O resultado é uma superfície brilhante, reta e contínua, sem imperfeições, garantindo melhor mobilidade aos veículos e conveniência aos moradores.


A aposentada Zilda Maria de Jesus, 76 anos, mora na rua Rei Luiz XV e está gostando das transformações que testemunha na frente de sua casa. "A rua estava em péssimas condições, muita poeira quando fazia sol e muita lama na época da chuva. Com essas obras, vai melhorar muito a nossa vida aqui", avalia. Ela também ficou contente com as novas calçadas, todas padronizadas, feitas pela Semob. Elas seguem o modelo da calçada cidadã, que possui a faixa de percurso seguro, ou seja, plana, sem degraus, sem obstáculos e não escorregadia, e a de serviço, na qual se concentra todo o mobiliário urbano, como árvores, postes, e orelhões. A faixa de serviço é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar. 


"Com essas calçadas, os vizinhos, à noite, podem colocar as cadeiras na frente das casas e colocar o papo em dia", comemora. A calçada é de responsabilidade dos moradores mas foi assumida pela Semob.


A previsão é que as ruas sejam entregues até a primeira quinzena de novembro.


As obras fazem parte de um pacote que inclui ainda vias de Novo Brasil e Vista Dourado no valor de R$ 4.896.590,69.