Secretaria de Cultura celebra Dia da Criança com teatro, exposição e brincadeiras de antigamente

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) irá celebrar o Dia da Criança, marcado para este sábado (12), com uma gama de atrações ao longo desta semana envolvendo teatro, exposição, quadrinhos e muita brincadeira. As atividades acontecem em equipamentos da Semcult e são totalmente de graça.

Assim, na Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, em Campo Grande, a garotada pode se divertir com duas exposições: "Heróis", do artista autodidata Luiz Rafael, e "A Turma da Mônica: a Evolução", montada pela própria equipe da biblioteca.

Em "Heróis", Luiz Rafael leva ao público suas esculturas representando super-heróis dos quadrinhos, personagens de mangá e até personagens do Antigo Egito. As obras são feitas de resina, massa epóxi, fibra de vidro e acabamento com tinta e verniz.

Já em "A Turma da Mônica - a Evolução", é feita uma homenagem à turminha criada por Maurício de Sousa e que está completando 60 anos em 2019. Os visitantes podem folhear e conferir as mudanças no traço do desenho de Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento e companhia. O acervo traz desde os tradicionais gibis até as versões adolescentes, caso da "Turma da Mônica Jovem".

Brincadeiras de antigamente

Amarelinha, pique-pega, esconde-esconde, bolinha de gude... Há quanto tempo você não vê uma criança longe de telas de celular, tablet e videogame e correndo por aí? Pois é o que quer incentivar a programação da Estação Cidadania-Cultura (antiga Praça CEU), em Nova Rosa da Penha. "A gente resolveu privilegiar as brincadeiras de antigamente com a criançada do bairro. Eles ficam sabendo como os pais brincavam e isso é um incentivo para mais diversão além do que elas já possuem no mundo virtual", sintetiza o diretor do Estação, Roniel Monico.

Assim, nesta semana, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30, estarão organizadas turmas de crianças em ritmo de gincana, conhecendo um pouco mais de como era a infância antes da chegada da internet. O ponto alto será na quinta-feira (09), quando a recreação nos dois horários contará com pula-pula e carrinho de pipoca. Também está marcada para às 14h30 uma apresentação de dança contemporânea da Companhia Pimenta Dance, de Vitória. A Pimenta Dance Ballet & Art leva o espetáculo "Vivência - Uma Vida Marcada pelo Amor" para a Praça CEU. A montagem de dança contemporânea aborda o turbilhão de sentimentos a que todos nós estamos sujeitos devido aos acontecimentos da vida.

Gata Borralheira

A praça de Vila Palestina vai se transformar num imenso teatro com a apresentação da peça "Simplesmente Cinderela", do grupo Eu Acho Graça de Teatro e Circo. A atração acontece na sexta (11), véspera do Dia da Criança, e está marcada para às 19h30.

Na trama, os palhaços Bolinha, Rá-Tim-Bum, Espaguete e Florzinha envolvem o público para contar a história da Cinderela. Mas de um jeito bem brasileiro. "Os palhaços, à medida que contam a história, também interpretam os papéis. E colocam a aventura da Gata Borralheira pra acontecer entre nós, com elementos do Brasil", adianta Nívea Bromate, atriz que interpreta Cinderela. A adaptação faz o conto de fadas ficar mais próximo do cotidiano contemporâneo ao incluir referências à nossa televisão e à nossa música. O espetáculo estreou em 2014 e será apresentado pela primeira vez ao ar livre em Cariacica.

Serviço:

1 - Exposições "Heróis" e "A Turma da Mônica: a Evolução".

Onde: Biblioteca Municipal Madeira de Freitas, rua Santa Marta, 12, Campo Grande.

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 16h. Até 31 de outubro.

Informações: (27) 3386-3376.

2 - Brincadeiras de antigamente na Estação Cidadania Cultura

Atrações: amarelinha, pique-pega, esconde-esconde, bolinha de gude.

Quando: segunda a quinta-feira (10), das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30. Na quinta-feira (10), às 14h30, espetáculo de dança contemporânea "Vivência - Uma Vida Marcada pelo Amor", da Pimenta Dance Ballet & Art, de Vitória.

Onde: antiga Praça Ceu, rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Nova Rosa da Penha.

3 - Peça infantil "Simplesmente Cinderela"

Simplesmente Cinderela

Adaptação e direção: Elenice Moreira e Taty Moraes.

Com: Elenice Moreira, Nívea Bromate, Ritieli Ricardi e Alexsandro Sindra.

Quando: sexta (11), às 19h30.

Onde: praça de Vila Palestina, Vila Palestina.

Quanto: gratuito.

Classificação: livre.