Artes plásticas: visões poéticas da cidade feitas por Jakslaine Silva no Centro Frei Civitella

O pertencimento a um lugar a partir do olhar afetivo de quem vive nele. A proposta é da artista plástica Jakslaine Silva, que inaugurou a exposição "Reverberações Topofílicas de Cariacica" no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Por meio de trabalhos de videoarte, pintura, desenho e objetos de cerâmica, ela coloca em destaque o conceito de "topofilia", criado pelo geógrafo chinês Yi-Fu Tuan na década de 70 do século passado. "É a construção e definição de um lugar, a forma como a gente percebe este lugar por aquilo que te toca, que te atrai, que te emociona, e não uma descrição física como seria o conceito comum de topografia. A cidade nasce e é vivida e percebida a partir desses sentimentos, dessa postura poética", explica a artista, moradora de Alto Boa Vista.


Assim, as paisagens da cidade ganham outras interpretações a partir dessa lógica do coração. A série de pinturas “Paisagens” (2017), por exemplo, foi criada a partir de registros fotográficos que ela faz desde 2012. "Estas pinturas trazem as cores inspiradas no céu cariaciquense, da manhã até a noite. Utilizando sempre a acrílica como material, as obras mesclam técnica de veladura, esfumado e traços de tinta em relevos nas telas", descreve. 


Outra obra é o "Diário de Nuvem". A artista reproduz em desenho as nuvens que diariamente avista no céu da cidade. Os desenhos de nuvem são feitos de lápis pastel branco sobre papel preto. Neles também é registrado no rodapé do suporte o nome científico da nuvem, a data, a hora e o local.


A visão de pontos de referência na paisagem do município, como o Mochuara, também foi explorada. Formado por 8 planos de câmera parada o trabalho videográfico ”Aberturas para ver o céu” (2017) foi pensado e realizado no espaço doméstico, mapeando as janelas, buracos, aberturas que possibilitam observar o céu. O vídeo começa com o monte Mochuara sendo observado por um buraco. Aos poucos nos demais planos detalhes da casa vão aparecendo junto ao céu. O ato final retorna ao Mochuara, desta vez sem quaisquer interferências da casa.


A exposição segue até 18 de outubro e pode ser vista de segunda a sexta, das 12h às 19h, no segundo piso do Centro Cultural Frei Civitella. 


“Reverberações Topofílicas de Cariacica”


Exposição da artista Jakslaine Silva.


Visitação: segunda a sexta, das 12h às 19h.


Onde: Centro Cultural Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande.


Informações: 3346-6343.


Duração: até 18 de outubro.


Quanto: entrada franca.