Confira a programação do Outubro Rosa no município

O mês de outubro chegou e, com ele, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero: o Outubro Rosa. Por isso, a Prefeitura de Cariacica irá realizar ações no Centro Administrativo e nas unidades de saúde de Campo Verde, Porto de Santana, Oriente, Nova Canaã, Alto Lage e São Francisco durante este mês.


A programação voltada ao público feminino conta com mutirão de Mamografia, coleta de preventivo, palestras sobre sexualidade feminina, teste rápido de HIV e sorteios, entre outras.


Câncer de Mama no Brasil e Outubro Rosa


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, estimam-se cerca de 60.000 casos novos de câncer de mama para 2018 e 2019. Após os tumores de pele não melanoma, esse é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.


Para estimular e ampliar a participação da população no controle do câncer de mama, foi criado o Outubro Rosa. O objetivo da campanha é promover a conscientização e compartilhar informações sobre a doença, além de proporcionar acesso ao diagnóstico e tratamento.


Confira abaixo a programação:


Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica


Horário: 9h


Data: 9 de outubro


Programação: Orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, orientações sobre alimentação saudável, orientação sobre a sífilis, avaliação do índice de massa corporal e aferição de pressão arterial.


Unidade Básica de Saúde de Campo Verde


Data: 02,03,16 e 17 de outubro
Horário: 07h às 11h e 13h às 15h
Programação: mutirão de Mamografia - será ofertado mamografia para as mulheres entre 50 a 69 anos.


Unidade Básica de Saúde de Porto de Santana


Data: 04/10/2019
Programação: café da manhã será ofertado à comunidade, coleta de preventivo, consultas para as mulheres, oferta de teste rápido de HIV, Hep. B e sífilis, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, orientação sobre alimentação saudável, palestras sobre sexualidade feminina, orientação sobre saúde bucal e prevenção do câncer de boca, oficina com encontro de talentos, autocuidado com momento beleza e orientação sobre calendário vacinal do adulto.


Unidade Básica de Saúde de Oriente


Horário: às 09h
Data: 03/10/2019
Programação: palestra com o médico e a enfermeira da unidade sobre saúde sexual e câncer de mama. Nessa oportunidade serão agendados exame de preventivo (citopatológico). Será ofertado também teste rápido de HIV e sífilis, glicemia, aferição de pressão arterial e um café da manhã.


Unidade Básica de Saúde de Nova Canaã


Data: 28/10/2019
Programação: palestras sobre como prevenir o câncer de mama e útero, e saúde bucal. Agendamento de preventivos e indicação de mamografias. E sorteios de corte de cabelo, unhas e sobrancelhas.


Unidade Básica de Saúde de Alto Lage


Data: 28/10/2019
Programação: café da manhã com mesa de frutas, palestra sobre prevenção ao câncer de mama, coleta de preventivo, encaminhamento de mamografia e oferta de corte de cabelo.


Unidade Básica de Saúde de São Francisco


Data: 17/10/2019
Programação: café da manhã, roda de conversa sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, coleta de preventivos.


Unidade Básica de Santa Fé


Datas: 03, 16, 26 e 24
Horário: período da manhã
Programação: coleta de preventivo Horário: período da tarde
Programação: leitura de resultado de preventivo
Data: 25
Horário: período da tarde Programação coleta de preventivo  
Ao longo do mês, poderão ser solicitados exames de mamografia para o grupo prioritário, de 50 a 69 anos; realização de testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite C e B).


Unidade Básica de Nova Rosa da Penha II


Data: 16/10/2019
Horário: às 13h
Programação: Palestra com Enfermeira Jovana Dias do Corpo de Bombeiros abordando o tema de prevenção contra câncer de mama.
Data: 16/10/2019
Horário: 23/20/2019
Programação: Palestra com a Assistente Social Verônica abordando o tema de Violência contra Mulher.


Unidade básica de saúde de Cariacica-Sede


Data: 15/10/2019


Programação: Educação e Saúde sobre Prevenção do Câncer de mama, realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B, agendamento de coleta de preventivos e mamografias.


Unidade básica de saúde de Jardim América


Data: 15/10/2019


Horário: 8h às 11h


Programação: 8 às 09h - Oferta de teste rápido de Sífilis, HIV e Hepatites com orientação psicossocial. E das 10h às 11h - café com Prosa/ Roda de Conversa com o tema: A saúde da mulher e as disfunções sexuais, facilitadores: Urologista Paulo Roberto Fernandes, Assistente Social: Fernanda Flores e a Enfermeira: Jackeline Barros.


Unidade básica de saúde de São Francisco


Data: 17/10/2019


Horário: 08h30


Programação: serão ofertado s a realização de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. Conversa sobre prevenção do câncer de mama e relato. Coleta de preventivo e conversa sobre a prevenção de câncer de colo uterino. Ação educativa sobre Planejamento Reprodutivo e Sexual.


Unidade básica de saúde de Novo Brasil


Data: 17/10/2019


Programação: educação em saúde sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero, oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, e coleta de preventivo.


Unidade básica de saúde de Itaquari


Público-alvo: público feminino


Data: 23/10/2019


Horário: a partir das 08h


Programação: palestra sobre câncer de mama e colo de útero, solicitação de mamografia e coleta de exame de preventivo. Oferta de testes rápido de HIV, sífilis e hepatite B e café da manha.


Unidade básica de saúde Bairro Operário


Data: 30/10/2019


Manhã e Tarde:


Programação: Palestra sobre a Saúde da Mulher com Dr. Paula Costa Lyrio. Atividades: marcação de consulta para mulheres, aferição de PA/Glicemia; teste rápido de HIV, Sífilis, Hep. B, Hep. C; Solicitação de exames de mamografia. Encerramento: Café da manhã.


Unidade básica de saúde de Itapemirim


Data: 16/10/2019


Programação: Palestra sobre a Saúde da Mulher com Enfa. Geovana. Será ofertada Mamografia, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B.


Unidade básica de saúde de Bela Aurora


Programação:


• 15/10/2019 - Palestra com psicólogo da UBS- sobre saúde mental;


• 22/10/2019 - Palestra com enfermeira da UBS sobre prevenção ao câncer de mama;


• 29/10/2019 - Palestra com assistente social Sofia sobre direitos do paciente com câncer.


Unidade básica de saúde de Alto Lage


Programação para o dia 30/10/ 2019:


• Educação em saúde: prevenção do câncer de mama e colo uterino;


• Coleta de preventivo.


Programação Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)


Programação para o dia 17/10/2019


• Educação em saúde para as mães dos usuários;


• Oferta de preservativo masculino e feminino;


Unidade Básica de Saúde de Rio Marinho


• 14/10/2019 - palestra com Equipe Técnica de Enfermagem


• 16/10/2019 -palestra com nutricionista


• 17/10/2019 -palestra com psicólogo Aricelio


• 18/10/2019 - Assistente Social Bruna Amador


Centro de Referência de IST/AIDS


• 24 e 31/10/2019: oferta de preventivo e encaminhamento para mamografia.


Texto: Yvena Plotegher


Jornalista responsável: Marlon Marques