Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, é exemplo de administração para outras cidades

Cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo estiveram nesta quinta-feira (26) na Praça CEU, Estação Cidadania-Cultura em Nova Rosa da Penha, para conhecer o equipamento e aprender as boas práticas da administração local. Do estado mineiro, estavam representadas no 4º Ciclo de Ativações Regionais as cidades de Contagem, Janaúba, Juiz de Fora, Itabira e Pouso Alegre. Entre as capixabas estavam Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória.

Segundo a secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidades, o objetivo de fazer o intercâmbio é mostrar casos de sucesso, que apontem o potencial transformador do equipamento, para cidades que estão concluindo a obra ou já entregara, mas ainda carecem de uma performance melhor. Os critérios para escolha das cidades-modelo são retirados de uma presquisa que avalia ocupação do espaço, interação com entidades do terceiro setor e administração integrada com a comunidade.

Adriana Regina Leite Nunes, representante do Ministério, afirmou que Cariacica é um case consolidado. "Aqui é possível vermos todos estes quesitos bem estruturados, por isso trazermos outras cidades aqui. É importante vermos a participação do poder público, com entendimento do uso coletivo e administração em parceria com a comunidade, como temos aqui. Quando ouvimos tanto o prefeito quanto secretários municipais falando com tamanha propriedade, sabemos que este é o caminho", comentou a gestora. Segundo ela, a rede integrando as cidades próximas também é um objetivo, por isso as presenças de Serra, Vitória e Vila Velha. "Podem ser realizados campeonatos de futebol ou exposições de artistas locais nos municípios vizinhos. Já imaginou o que segnigfica isso para crianças e jovens destas regiões? É uma tremenda oportunidade e incentivo", concluiu.

Uma das cidades fizeram parte da delegação que conheceu a unidade cariaciquense foi Contagem. O sub-secretário de Cultura da cidade, Mário Fernando Moreira, contou que lá estão em fase final de construção dois equipamentos similares ao de Nova Rosa da Penha. Para ele, é motivador ver o potencial que a Estação Cidadania-Cultura tem de promover diferença para a população do entorno. "É enriquecedor vermos este exemplo, pois temos um bairro muito similar em Contagem, até pelas categorias geográficas, por se tratar de uma localidade um pouco afastada do centro. Vamos levar a expertise de Cariacica para nosso grupo gestor", afirmou.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, ressaltou o sentimento de pertencimento como o principal para a manutenção do local e, principalmente, para a ocupação dele pela comunidade. "Quando estávamos próximos da entrega, muitas pessoas me cobravam que deveríamos pôr grades nas janelas, contratar vigias e até cercar o equipamento. Não concordei. O primeiro passo para mudarmos estes paradígmas é entender que todos somos responsáveis, tanto o poder público quanto o cidadão. Caso algo seja danificado ou inutilizado, quem perde são os próprios moradores da região. Então, porque cada um não fazer o exercício de se cobrar e trabalhar pela manutenção do local? Assim vemos hoje este espaço completamente integrado ao dia a dia desta comunidade, até porquê muda tudo no entorno. Melhora a auto-estima, a convivência e criam-se oportunidades que antes não haviam", comentou Juninho.

Além do prefeito, estiveram na abertura do encontro os secretários municipais de Cultura, Renata Weixter, de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, de Assistência Social, Solismara de Oliveira Tosato, de Agricultura, Carlos Cesquim e o vice-prefeito, Nilto Basílio.

A Praça

O Centro de Artes e Esportes Unificados, chamado de Praça CEU, tem três mil metros quadrados, e é destinado à prática de esportes, manifestações culturais, cursos de capacitação, espaço de leitura e atendimento social. Receberá os mais diversos públicos, de todas as idades. Por isso, a construção abriga no centro do terreno: dois edifícios dispostos numa praça de esportes e lazer. O espaço conta com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro (com capacidade para 60 pessoas) e banheiros. Ao redor do prédio há, ainda, a quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamento de ginástica, playground, área de convivência (com mesas e bancos).

A praça oferece também uma pista para caminhada uma vez que todo seu entorno será adequado para a prática dessa atividade. O custo da obra é de R$ 2.285.393,94 e foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Ministério da Cultura. Ao contrário das demais praças, cuja administração é entregue à associação de moradores, a Praça CEU, conforme legislação federal, é comandada por um grupo gestor formado por sociedade civil e poder público local. O grupo tomou posse em 19 de dezembro do ano passado.