Novas propostas para a economia solidária são debatidas em seminário

Produzir, vender, comprar e trocar dentro de um contexto voltado para a Economia Solidária. Essa é a proposta que está sendo discutida, nessa quarta-feira (25), durante o Seminário de Economia Solidária, no Campus Cariacica, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O evento é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento de Cariacica (IDESC), através da Gerência de Economia Solidária, e especialmente voltado para as pessoas que vivem desse tipo de atividade na cidade.

A proposta do seminário é apresentar um panorama geral do mercado da economia solidária no município e, a partir daí, os envolvidos nessa atividade desenvolverem um olhar diferenciado sobre o tema. E, dessa forma propor novas ideias, estratégias e maior organização.

“O movimento da economia solidária pode representar o processo de criação de um elemento novo e é de suma importância verificar para qual direção podemos direcionar essas novas ideias. Mas, para isso é preciso unir forças, buscar novos mercados e adotar um olhar diferenciado sobre o próprio trabalho”, destacou o Luís Guilherme Silva, agente de desenvolvimento da Cáritas.

De acordo com o diretor-presidente do Idesc, Jorge Saadi, Cariacica possui cerca de 400 mil habitantes o que pode representar um enorme mercado consumidor para a economia solidária. “Temos que ficar atentos para isso e saber chamar a atenção dessas pessoas para esses produtos e, dessa forma, gerar renda”, destacou.

Pensando nessa proposta de capacitar, ainda mais, os participantes, o Idesc irá realizar outros três seminários sobre o tema. O prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, salientou a importância da troca de experiências entre os produtores, justificando a realização de novos seminários. "Faz parte da cultura da economia solidária compartilhar conhecimento, técnicas de sucesso. Por isso, a importância de espaços como este, onde os produtores se encontram e podem se enxergar nas dificuldades e nas soluções dos outros. Compartilhando, todos aprendem e se desenvolvem com sustentabilidade", comentou o prefeito Juninho.