Teatro, ópera e artes plásticas encerram a III Mostra de Arte & Cultura no final de semana

A III Mostra de Arte & Cultura de Cariacica chega ao seu último final de semana de programação agitando a cidade com teatro, artes plásticas e até ópera. A mostra, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), leva a produção de artistas da cidade nos mais diversos segmentos a inúmeras regiões do município, durante todos os fins de semana de setembro. Nesse encerramento, que vai de quinta-feira (26) a sábado (28), vai ter atrações gratuitas em Campo Grande, Nova Rosa da Penha, São Francisco, Cariacica Sede, Itapemirim, Santo André, Itacibá, Vila Palestina e Cruzeiro do Sul.

Assim, na quinta-feira (26), às 10h, no Orfanato Cristo Rei, em São Francisco, há a estreia da ópera "A Criada Patroa", do compositor italiano Pergolesi (1710-1736), sob direção de Marcelo Ferreira. Na trama, uma criada apaixonada pelo patrão faz um acordo com um outro empregado para conseguir levar o chefe para o altar. O espetáculo foi contemplado com recursos da Lei João Bananeira e será apresentado também na sexta (27), às 14h, na Praça CEU, em Nova Rosa da Penha, e no sábado (28), às 20h, no Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. À noite, às 19h30, na igreja de São João Batista, em Cariacica Sede, é a vez do Coral Cantos e Encantos da Terceira Idade, sob regência do maestro Inárley Carletti.

A sexta-feira (27) chega com duas produções teatrais: às 19h30, no Centro Frei Civitella, a Cia Poéticas da Cena Contemporânea apresenta o musical "Peter Pan", do menino que não queria crescer. No mesmo horário, mas na praça de Vila Palestina, o Grupo Eu Acho Graça de Teatro e Circo traz a sua versão da Gata Borralheira no espetáculo "Simplesmente Cinderela".

No sábado (28), a quadra do Reame, em Cruzeiro do Sul, vai abrigar um dia inteiro com recreação, curso de capoeira e oficina de musicalidade com a formanda Baixinha, das 10h as 17h30. À tarde, às 18h, acontece o projeto Pagode Capixaba com aulão gratuito, na praça CEU, em Nova Rosa da Penha.

Serviço:

Programação da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica

- Quinta-feira (dia 26)

8h às 17h30: Encontro das Estações Cidadania Cultura da Região Sudeste. No Estação Cidadania Cultura, Praça CEU, Nova Rosa da Penha.

10h: ópera "A Criada Patroa", de Pergolesi (1710-1736), sob direção de Marcelo Ferreira. No Orfanato Cristo Rei, rua Irmã Marcelina, 15, São Francisco. Gratuito.

12h: abertura da exposição "Reverberações Topofílicas de Cariacica”, de Jakslaine Silva. No Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande.

19h30: Coral “Cantos e Encantos da Terceira Idade”, sob regência do maestro Inárley Carletti. Na igreja de São João Batista, praça Marechal Deodoro, Cariacica Sede.

19h às 21h: "Oficina de Máscaras - Do papel à argila" com a artista e ceramista Elaine Sohelo. No ateliê da artista, Rua Dinamarca, Itapemirim. Referência: ao lado da EMEF Orlando Moreira.

19h: abertura do Encontro Nacional da Capoeira com roda de capoeira da Baixinha. No Shopping Moxuara, avenida Mário Gurgel, São Francisco.

- Sexta-feira (dia 27):

14h: ópera "A Criada Patroa", de Pergolesi (1710-1736), sob direção de Marcelo Ferreira. No anfiteatro da Praça CEU, Nova Rosa da Penha.

14h: exposição “Fotografia móvel: A vida urbana de Cariacica retratada por um smartphone”, de Gleidson Gomes. No Cineteatro Moxuara, Praça CEU, Nova Rosa da Penha.

18h: Oficina de Jogos Teatrais - O teatro como ferramenta de desenvolvimento humano, de Adonel Antonio Alves Junior. Na Estação Esporte, alameda da Frincasa, Itacibá.

18h30: curso de capoeira com o mestre Capixaba. Na quadra do Reame, rua Independência, 429, Cruzeiro do Sul.

19h30: Oficina Máscaras e Máscaras - do Papel à Argila. No Ateliê Elaine Sohelo, Rua Dinamarca, Itapemirim. Referência: ao lado da EMEF Orlando Moreira.

19h30:  peça musical "Peter Pan”, da Cia Poéticas da Cena Contemporânea. No Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande. Reserva de ingresso: 3346-6342 (das 12h às 19h, até às 15h do dia 27/09).

19h30: peça infantil "Simplesmente Cinderela", Grupo Eu Acho Graça de Teatro e Circo. Na praça Jerusalém, Vila Palestina.

19h40: Circo Itinerante Eco-Espetacular com Nizinho Rasta. Na praça da Bíblia, em Nova Rosa da Penha.

- Sábado (dia 28):

10hs às 17h30: Recreação, curso de capoeira e oficina de musicalidade com a formanda Baixinha. Na quadra do Reame, Cruzeiro do Sul.

18h: projeto Pagode Capixaba com aulão gratuito. Na praça CEU, Nova Rosa da Penha.

20h: Ópera ''A Criada Patroa”. No Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande.

20h:  Exposição “Fotografia móvel: A vida urbana de Cariacica retratada por um smartphone”, de Gleidson Gomes. No hall de entrada do Teatro Frei Civitella, avenida Expedito Garcia, 220, Campo Grande.