III Mostra de Arte e Cultura: "Os Saltimbancos", musical infantil de Chico Buarque, é atração em Rio Marinho

O musical infantil "Os Saltimbancos", de Sérgio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, e famoso numa adaptação feita pelo compositor e cantor Chico Buarque, é a grande atração desta sexta (20), às 15h30, na Emef São Jorge, em Rio Marinho. A atração faz parte da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), que leva programação cultural para diversos bairros da cidade ao longo dos finais de semana de setembro.

A montagem é conduzida por um grupo de artistas universitários do curso de Artes Cênicas da Universidade de Vila Velha (UVV). A versão é de Letícia Dias, com texto adaptado de forma coletiva também por Bianca Moutinho, Filipe Sousa e Philippe Emanuel, demais integrantes do grupo. O espetáculo estreou em outubro de 2018 e fez itinerância pelas escolas da rede municipal de Vila Velha.

Na trama, quatro animais questionam o seu papel numa fazenda e, para mudar sua realidade, decidem se transformar em artistas e sair pelo mundo cantando. Nesse contexto, a galinha pergunta o porquê de sua existência já que não é capaz de colocar ovos. O burro se incomoda por viver trabalhando sem uma finalidade. O cachorro também não se sente feliz na sua função de guardar a casa e a gata reclama de somente ser considerada uma companhia.

"Nós mantivemos os questionamentos dos personagens pois é a essência do espetáculo e é sempre bom, desde cedo, a gente cultivar um senso crítico. O que colocamos de diferente na montagem é uma maior interação com a garotada que nos assiste. Elas são incentivadas a viver essa história, auxiliando os animais na busca pelo seu sonho de se tornarem artistas e fazerem a diferença", sintetiza o ator Philippe Emanuel.

Serviço:

Os Saltimbancos

Texto: Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti. Baseada na adaptação de Chico Buarque
Versão: Letícia Dias

Direção: Filipe Sousa e Letícia Dias

Classificação: livre.

Com Bianca Moutinho, Filipe Sousa, Letícia Dias e Philippe Emanuel.

Quando: sexta-feira (20), às 15h30.

Onde: Emef São Jorge, rua Principal, Rio Marinho. Telefone: 3359-5501

Quanto: gratuito.