III Mostra de Arte e Cultura: fotógrafa Amanda Bolonha exalta corpo feminino com personagens do cotidiano

A beleza da mulher com o corpo que a vida lhe deu, bem longe do que a indústria da moda e o senso comum consideram padrões estéticos viáveis. Assim é a exposição fotográfica "Mulheres de Dandara", da fotógrafa Amanda Bolonha, que está aberta no Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, em Rio Branco. A coletânea de fotos faz parte da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) e que está levando atrações culturais a todas as regiões da cidade nos finais de semana de setembro.

"Eu me especializei há três anos com fotografia feminina e uso a temática do corpo pois é um tema em que promovo o empoderamento das mulheres por meio delas mesmas. Elas passam a se valorizar, a ver que elas também podem ser belas e lindas com o que elas são", explica a fotógrafa, que tem entre seu rol de modelos, mulheres entre 20 e 60 anos, todas gente como a gente. "Moro em Colina, na região de Santa Bárbara, e apurei o meu olhar, observando e trabalhando com a mulher de Cariacica. Comecei a fotografá-las e a escutar as suas histórias. É incrível como, depois dos ensaios, elas se transformavam, passavam a encarar a vida e a própria autoestima de outra forma", relembra.

São 20 fotos, coloridas ou preto-e-branco, com cliques onde o corpo é exaltado. As reações do público chamaram a atenção da autora de 23 anos. "Eu fiquei achando se iria ter algum tipo de reação negativa mas as mulheres estão adorando. Alguns homens fazem lá algum comentário sem graça, fruto de uma cultura machista que indica que eles merecem mais esclarecimento e informaçõe. Mas fiquei feliz e satisfeita em ver as mulheres do público visitante encantada com a mostra. É prova de que elas se sentiram representadas", comemora.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta, das 8h às 16h. O Centro Administrativo fica na avenida Kleber Andrade, a que dá acesso ao estádio Kleber Andrade. A exposição estará em cartaz até 18 de outubro com entrada franca.

Serviço:

Exposição fotográfica "Mulheres de Dandara" da fotógrafa Amanda Bolonha

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 16h.

Onde: Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica, avenida Kleber Andrade, 6, Rio Branco, Cariacica. Informações: 3354-5900.

Período: até 18 de outubro.