Semana de Juventude: conferência, palestras, oficinas e muito mais

Cariacica está preparada para dar inicio à Programação Municipal da Semana Estadual de Juventude que ocorrerá entre os dias 20 e 27. Os eventos acontecerão na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Teatro de Vila Progresso e Praça da Bíblia.

A abertura do evento se dará com a realização da III Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.

Os trabalhos serão desenvolvidos sob três eixos temáticos: Direitos Sociais e acesso à Cidadania, Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência lgbtfóbica e Política Nacional. Ao todo, serão nove sub-eixos que abordarão temas ligados à educação; cultura; assistência social; emprego, trabalho e renda; saúde; sistema de justiça e segurança pública; Pacto Federativo, Organização e Estrutura e Participação Social e Controle Social.

A programação ainda conta com palestras que abordarão temas como o extermínio da juventude negra, automutilação e suicídio e a criminalização da transfobia, além do Festival Canta Juventude que contará com cadastro de emprego, orientação vocacional com possibilidade de encaminhamento de estágio para o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Cabine SOS para a Mulher Jovem, oficinas e apresentações culturais.

De acordo com assessor adjunto, Flavio Cardoso do Nascimento, que responde interinamente pela Gerência da Juventude, em julho o Governo do Estado convidou, para uma reunião, os municípios que desenvolvem trabalhos voltados para os jovens para apresentar propostas do que seria construído.

Após a reunião foi montada uma força-tarefa envolvendo as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Cultura, Coordenação dos Direitos da Mulher, Gerências de Direitos Humanos e Igualdade Racial e vários coletivos.

“O objetivo do evento é debater questões da juventude, formas de existência e resistência e levar debates sobre o dia a dia”, afirma Flavio.

Segundo ele a principal demanda da juventude de Cariacica é um espaço que seja o ponto de encontro dos jovens. “A nossa maior esperança está na Estação Juventude 4.0 (investimento que faz parte do projeto-piloto do Programa Enfrente Brasil, de Combate à Criminalidade Violenta). Tivemos acesso ao projeto e está a cara da juventude”, comemora.

Clique aqui e confira a programação