Fotografia, circo, artes plásticas, capoeira e teatro recheiam a segunda semana da III Mostra de Arte & Cultura

Vai ter show de humor, circo, musical, peça teatral, fotografia, artesanato, artes plásticas e capoeira. A diversidade de expressões é a marca do segundo final de semana da atrações da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica. Até o final de setembro, de quinta a sábado, a Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) irá levar mais de 50 atrações locais para todas as regiões da cidade. Desta vez, os bairros contemplados são Campo Grande, Rio Branco, Itapemirim, Rio Marinho, Jardim América, Porto Novo, Alice Coutinho e Itacibá.

Entre os destaques, nesta quinta-feira (19), às 8h, a fotógrafa Amanda Bolonha abre a exposição "Mulheres de Dandara", evidenciando a beleza e o empoderamento feminino, no Centro Administrativo, em Rio Branco.  Já no Centro Cultural Frei Civitella, com sessões às 9h e às 15h, em Campo Grande, a garotada sobe ao palco com os artistas do coletivo Alman'Arte para encantar com o musical "Oikos ReBio". A mensagem de respeito ao meio ambiente vem inspirado na fauna e flora da Reserva de Duas Bocas em Cariacica. A noite chega com o grupo de capoeira do mestre Jeffinho na praça de Padre Gabriel.

Sexta-feira (20) também é dia de artes plásticas. O artista Hebert Cezar Lima traz a sua interpretação de cenas de Cariacica sob a estética naif. A abertura de "Colorido Naif" é às 8h, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), em Campo Grande. Às 14h, a artista e ceramista Elaine Sohelo comanda uma oficina de confecção de máscaras, inspiradas no Carnaval de congo de Roda  D'Água. Vai ser no seu ateliê, em Itapemirim. À noite, a partir das 19h, a praça Hugo Viola, em Jardim América, vai receber três grandes espetáculos: uma apresentação com o humorista Zé do Riso, show de mágica com o Mágico Felicidade e a peça teatral “O Decreto de Lampião".

A III Mostra continua no sábado (21) com Circo Itinerante Eco-Espetacular com Nizinho Rasta, a partir das 18h, na  praça de Alice Coutinho. Num ônibus adaptado, Rasta leva para adultos e crianças um espetáculo onde reúne a magia do espetáculo circense e mensagens de preservação da natureza e sustentabilidade. O lugar do motorista funciona como camarim e o interior do coletivo é o picadeiro. Ao todo, são 50 pessoas por sessão.

A companhia de dança Panc, da bailarina Geisa Machado, é atração na Estação Cidadania Esporte, em Itacibá. Os bailarinos apresentam as coreografias contemporâneas da montagem "Alegria" a partir das 15h30.

A programação se encerra com o grupo de capoeira “A C.A.P.O.E.I.R.A”, com a formanda Baixinha). O grupo ocupa a praça de Porto Novo.

Serviço:

Programação da III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica

- Quinta-feira (dia 19)

8h às 10h: abertura da exposição “Mulheres de Dandara”, da fotógrafa Amanda Bolonha. Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Cariacica, avenida Kleber Andrade, 6, Rio Branco, Cariacica. Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 16h. Até 18 de outubro.

9h às 10h: espetáculo literomusical "Oikos ReBio", do Alma'Arte. No Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande.

15h à 16h: espetáculo literomusical "Oikos ReBio", do Alma'Arte. No Teatro do Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande.

19h às 20h: Capoeira e Cultura Afrobrasileira com o Mestre Jeffinho. Na Praça de Padre Gabriel

- Sexta-feira (dia 20):

8h às 16h: abertura da exposição “Colorido NAIF”, de Hebert Cezar Lima. No Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), rua Edgar Gonçalves, s/n, Campo Grande. Visitação: segunda a sexta, das 8h às 16h. Até 18 de outubro.

9h: Roda de conversa com a fotógrafa Amanda Bolonha da exposição “Mulheres de Dandara”. No Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Cariacica (IPC), rua Edgar Gonçalves, s/n, Campo Grande.

14h às16h: Oficina Máscaras e Máscaras - do Papel à Argila. No Ateliê Elaine Sohelo, Rua Dinamarca, Itapemirim. Referência: ao lado da EMEF Orlando Moreira.

15h30 às 16h30: peça teatral "Os Saltimbancos - Fortalecimento da arte como aprendizado". Na quadra da EMEF São Jorge, rua Principal, 1424, Rio Marinho.

19h às 20h30: Show de Humor com Zé do Riso (duração de 30 minutos);  Show de Mágica com o Mágico Felicidade (duração de 30 minutos).  Peça teatral “O Decreto de Lampião" (25 minutos). Na praça Hugo Viola, Jardim América.

- Sábado (dia 21):

18h às 19h: Circo Itinerante Eco-Espetacular com Nizinho Rasta. Na praça de Alice Coutinho.

15h30 às 17h30: Espetáculo de dança “Alegria”, da Cia Panc com a bailarina Geisa Machado. Na Estação Cidadania Esporte, Itacibá.

19h às 20h: Grupo de Capoeira “A C.A.P.O.E.I.R.A” (com a formanda Baixinha). Na praça de Porto Novo.