Realizada mais uma etapa da limpeza do manguezal de Flexal II

Na manhã desta segunda-feira (16) técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) e as Polícias Militar e Ambiental realizaram a 5ª etapa da limpeza do manguezal de Flexal II.

Os trabalhos começaram no mês de agosto e, de lá pra cá, foram retirados cinco caminhões com pneus, lixo e entulho. A área em questão é uma Unidade de Preservação Permanente (APP) protegida, por lei, pelo Código Florestal. Ao todo são cerca de 1,73 hectares.

Além da limpeza foram demolidas duas construções que estavam em área irregular, no entanto, tudo foi feito em comum acordo com os proprietários, que foram abrigados em casas de familiares.

“No início a comunidade foi contra as intervenções, mas a partir do momento que os moradores se informaram e viram que estavam invadindo uma área de preservação ambiental sem nenhuma documentação dos lotes a situação tornou-se favorável para nós. Quando chegamos para a limpeza desta segunda-feira (16), eles próprios já tinham iniciado o trabalho no final de semana, agora eles são parceiros da Semdec”, comenta o coordenador de Recursos Naturais, Wolmen Oliveira dos Santos.

As intervenções feitas pela Semdec virão acompanhadas de um amplo trabalho de conscientização ambiental com os moradores, conforme explica o gerente de Monitoramento Ambiental, Adilson Teixeira.

“Estamos programando um trabalho de educação ambiental com a comunidade para mostrarmos a importância do mangue e porque devemos respeitar as unidades de conservação e as zonas de amortecimento. Também mostraremos que além das questões ambientais, há a questão dos alagamentos provocados pelo descarte irregular de lixo”, afirma.

Uma nova limpeza está programada em data a ser definida pela Semdec.