Fotografia, literatura e teatro: III Mostra de Arte e Cultura muda o cotidiano da praça de Campo Grande

A III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica já chegou fazendo barulho dentro e fora dos espaços culturais públicos. Nesta quinta-feira (12), dia de início das atividades, os frequentadores da praça José Maria Ferreira, a pracinha de Campo Grande, já tiveram contato com a programação do evento, que vai levar mais de 50 atrações gratuitas em todas as regiões da cidade ao longo dos três finais de semana de setembro. Por ali, fotografia, literatura e teatro deram nova cara ao local.

Na praça, durante toda a tarde, rolou performance de teatro com os atores Hudson Braga, João Vitta e Nelson Ricardo Amaro. O trio interagiu com os passantes por meio da técnica de clown. As mímicas e o jeito pueril, quase ingênuo, arrancou sorrisos e gargalhadas de quem caía nas mãos dos espertalhões. O porteiro Elson Alves, 59 anos, mora em Campo Grande e gostou de ver a praça ocupada por "gente diferente". "Está ótimo, muito legal que a gente tenha diversão e arte aqui neste espaço", destacou, enquanto servia de "poste" para o artista.

Além das interações, quem passava por ali podia aproveitar o "Cantinho da Leitura", montado pela equipe da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas. Toalha estendida no chão, almofadas à disposição e livros ao alcance de todos transformavam o chão da praça em point de leitores. "Aproveitamos também para divulgar a biblioteca e seus serviços porque nessa correria do dia-a-dia muitas pessoas não sabem que aqui em Campo Grande também tem biblioteca", informou a bibliotecária Júlive Argentina.

Fotos com celular

Outra ação da III Mostra na praça era a exposição “Fotografia móvel: A vida urbana de Cariacica retratada por um smartphone”. Montada pelo fotógrafo Gleidson Gomes, as imagens foram feitas com um celular. A novidade? "O olhar do fotógrafo que é o que vai fazer a diferença. A gente faz toda a leitura e interpretação de luz, composição, os detalhes de um personagem que aparece na hora em que a gente clica a vida urbana...", enumera Gomes. Aos 22 anos, morador de Santana, ele diz que Cariacica tem uma luz própria e é cidade rica em situações para a fotografia.

A diretora escolar Janilda Calenzani, moradora de Campo Grande, passou por ali e apreciou as fotografias. Para ela, arte e cultura são cada vez mais necessários nos espaços urbanos. "Vivemos dias difíceis e conturbados e o trabalho dos artistas faz a gente refletir sobre a nossa realidade de uma maneira espontânea, dando também mais leveza ao cotidiano corrida da cidade", reforça.

Mostra

A III Mostra de Arte e Cultura reúne produções gratuitas de teatro, artes plásticas, fotografia, literatura, dança, cinema, cultura popular por todas as regiões da cidade. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação irá acontecer durante os três finais de semana de setembro (12 a 14/09; 19 a 21/09; e 26 a 28/09), no Centro Cultural Frei Civitella, Biblioteca Madeira de Freitas (ambos em Campo Grande), na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha e em praças e espaços dos bairros das 13 regiões. Confira a deste fim de semana:

- Sexta-feira (dia 13)

8h às 16h: Sob o olhar da artesania – Exposição. Com os artistas: Elaine Sohelo, Vilson Barbosa e Jocilene Muniz. Na Biblioteca Vila do Progresso, na Estação Cidadania-Cultura, Praça CEU, em Nova Rosa da Penha. Duração: até 11 de outubro.

9h30h às 17h: Mostra Regional de Teatro “Arte em cena” - SRE - Cariacica. Com as peças: “O Auto da Compadecida”, “Sapo que vira Rei que vira Sapo”, “Pluft, o Fantasminha”, “O Quarto do Quarto”, “Valorizando o Sentido da Vida”, “O Grande Circo Místico”.  No Teatro Frei Civitella, Campo Grande.

18h30 às 19h30: Circo Itinerante Eco-Espetacular com o artista Nisinho Rasta. Na Praça da Bíblia, Nova Rosa da Penha I.

- Sábado (dia 14)

9h às 11h: Oficina Máscaras e máscaras - do papel a argila. Artista: Elaine Sohelo. No Ateliê Elaine Sohelo, (ao lado da EMEF Orlando Moreira), Itapemirim.

15h às 19h: Festa dos 12 anos da Banda do Mestre Tagibe. Na sede da Banda de Congo Mestre Tagibe em Roda d’Água.

18h às 19h: Projeto CineCurtas Roda D’Água. Na sede da Banda de Congo Mestre Tagibe em Roda d’Água.

19h às 20h: Apresentação da Orquestra de Violões Bom Pastor. Músico e regente: Hugo Leonardo Rodrigues. Na praça de Bela Aurora.

21h às 22h: Apresentação da Banda de Congo São Benedito de Boa Vista. Na festa da Comunidade Católica Santa Cruz. Em Jardim Botânico.