Auxiliares de serviços gerais da Secretaria de Assistência Social recebem capacitação

Nesta quinta-feira (05) as auxiliares de serviços gerais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tiveram um dia diferente do habitual, elas participaram de um passeio cultural ao Museu da Vale, em Vila Velha, e tiveram de uma capacitação sobre empoderamento feminino e a importância delas dentro dos equipamentos.


A proposta de fazer uma capacitação, exclusiva, para as auxiliares de serviços gerais partiu da coordenadora-geral dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Eliene Ferreira Lopes.


“Ao longo desse ano nós fizemos várias capacitações com técnicos de referência de assistência social, psicólogos, coordenadores, gestores então paramos para pensar que faltava as auxiliares de serviços de gerais, que também precisam desse carinho e desse cuidado”, frisa.



Eliene destaca que por trabalharem em locais que ofertam atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade social, as auxiliares de serviços gerais contribuem com serviços que vão além da limpeza.


“As pessoas chegam e, muitas vezes, as procuram, procuram os porteiros, então elas também têm que ter o mínimo conhecimento do que se passa dentro do equipamento, elas são peças fundamentais. Essa foi a primeira capacitação desse ano e já estou com ideia de outras com outros temas”.


A auxiliar Rosely de Oliveira, 58, trabalha no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Itacibá e aprovou a capacitação.


“Podia ter todo mês, pois informações faz com que façamos o nosso trabalho ainda melhor”, diz.


A também auxiliar, Isaura Nicácio da Silva, 64, atua no Conselho Tutelar de Itacibá e também gostou do evento. “Momentos como esse são importantes para conhecermos nossas colegas de trabalho, é tão bom conhecer pessoas”.