Meio Ambiente fiscaliza caixas de gordura no comércio da Expedito Garcia

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) em parceria com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica (CDL) dará início, na próxima segunda-feira (19), à uma campanha de conscientização sobre a importância da implantação da caixa de gordura em estabelecimentos comerciais, evitando assim que o resíduo vá para a rede fluvial.

Quem não se adequar será notificado e multado imediatamente, tendo em vista que há cerca de dois anos e meio os comerciantes já foram advertidos sobre a necessidade de implantação do mecanismo. O comerciante que descumprir a medida poderá ser multado nos termos da legislação vigente. A não instalação da caixa de gordura constitui infração sanitária, conforme o decreto número 103 de 29 de dezembro de 2009.

Inicialmente o alvo da ação será os proprietários de restaurantes situados na Avenida Expedito Garcia em Campo Grande. O bairro foi escolhido devido à grande demanda apresentada. “Da Cesan e da prefeitura por manutenção das  redes, há muita gordura nas redes. Os gastos com limpeza são muitos”, explica a subsecretária de Meio Ambiente, Camila Gomes.

A abordagem dos técnicos envolverá um amplo esclarecimento aos comerciantes sobre os malefícios do lançamento de gordura na rede fluvial e a importância de ter a caixa de gordura, mecanismo que tem como função reter as gorduras das pias das cozinhas, conforme explica o gerente de Monitoramento Ambiental, Adilson Teixeira.

“A primeira etapa da campanha será com abordagem aos donos de restaurantes e, paralelo a isso, faremos um trabalho de educação ambiental, pois o ponto principal é trabalhar a conscientização. Futuramente abordaremos também lojistas, condomínios e residências”, diz.

As abordagens serão realizadas todas as segundas-feiras até o mês de outubro.