Agência do Trabalhador participa de mutirão de emprego no Shopping Moxuara

Felipe Borges Gomes, 19, morador de Santo Antônio, em Cariacica. Raquel da Silva, 35, moradora de Ataíde, em Vila Velha. O que os dois têm em comum? O desemprego. Na tarde desta sexta-feira (02) eles renovaram as esperanças de conquistar uma vaga no mercado de trabalho formal ao participarem do evento Empregabilidade, promovido pelo Shopping Moxuara em parceria com empresas de Recursos Humanos e com a Agência do Trabalhador.

Desempregada desde 2008, Raquel sobrevive graças à renda do marido, que está empregado formalmente, e à faxinas, venda de cosméticos e peças intimas.

“Distribuo muitos currículos e faço entrevistas, mas não me chamam, contudo, não perdi as expectativas e não estou desanimada”, conta a autônoma que tem cursos nas áreas de portaria e recepcionista.

Felipe cursa Psicologia e foi ao evento em busca do primeiro emprego, busca essa que já dura dois anos.

“Está difícil demais conseguir uma chance no mercado, fiz curso técnico em Administração mas não consegui nada, o que aparecer eu aceito, para ajuda nas despesas da minha casa e pagar a faculdade”.

O evento contou com palestras, orientação profissional, coleta e cadastro de currículos, sorteio de bolsas de estudos nas áreas de informática, inglês e rotinas administrativas  entre outros. Ao todo foram disponibilizadas mais de 800 vagas de emprego. As vagas disponíveis na Agência do Trabalhador foram levadas para o evento e ao invés de receber os currículos os servidores cadastraram o perfil profissional do candidato no sistema da Agência.

Na tarde desta quinta-feira (01), primeiro dia do evento, a Agência efetuou 142 cadastros e 156 encaminhamentos à vagas de emprego. O gerente de Capacitação Profissional, Emprego e Renda, Joe Jeferson Almeida Lima, afirma que o número superou as expectativas.

“Achavamos que por ser em um ambiente comercial não haveria tanto interesse”.

E ele não esconde a felicidade em ver que o trabalho da Agência está gerando bons resultados.

“A gente se sente muito gratificado em ver o quanto nós pudemos ajudar pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, principalmente, jovens em busca do primeiro emprego, isso é fruto de um trabalho de longo prazo e do reconhecimento do trabalho que nós fazemos”.

Para quem está à procura e ainda não conseguiu o tão sonhado emprego de carteira assinada, Joe deixa um recado.

“É não desistir nunca e estar sempre à disposição para correr atrás dos desafios, pois vagas existem, o que faltam são pessoas qualificadas. A Agência busca servir ao candidato e as empresas acreditam no nosso potencial e nós acreditamos no potencial do público que nos procura. Sempre há tempo de começar e buscar algo novo”.