Emef João Pedro da Silva recebe o projeto 'Banda na Escola'

O repertório é eclético. De músicas gospel, ao sertanejo do Gustavo Lima e clássicos do pop internacional. Assim foi a apresentação da banda do 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha, nesta segunda-feira (29), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Pedro da Silva, em Porto de Santana.


O momento começou com o hino nacional e a apresentação dos instrumentos. O secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, também esteve presente e falou da importância do projeto para os estudantes. “Estamos felizes por iniciar esse trabalho. Já passamos por diversas escolas e ainda passaremos por outras, e não podíamos deixar de passar na Emef João Pedro, que é uma escola tradicional no que se refere às bandas. Sem dúvida é um exercício do patriotismo, e também do gosto musical”, destaca.


A vice-diretora da escola, Giuliene Miranda Barbosa acrescentou o interesse pela carreira musical que pode despertar nos alunos. “Com a apresentação da banda os alunos podem também se interessar pela música. Além disso eles passam a entender que o serviço militar não é apenas para o combate”.


A aluna do 6º ano, Karoliny Ribeiro de Jesus, de 11 anos, ficou empolgada com o projeto. “Eu nunca tinha visto uma banda, igual uma orquestra. Nem sabia que tinham bandas no exército. Achei muito legal e divertido. Adorei participar”, conta a pequena.


A apresentação foi realizada no período vespertino, para estudantes do 6º ao 9º ano.

O projeto


O Projeto Banda na Escola foi criado há cerca de oito anos na fronteira do Brasil com a Bolívia e a experiência deu tão certo que o 38 BI trouxe para o Estado, inicialmente para o município de Vila Velha, coordenado pelo tenente Geraldo César Paulo da Silva, regente da banda.


A ideia, de acordo com o regente auxiliar, subtenente Valmir Franck de Souza, é formar novos músicos. “O objetivo é fazer com que as crianças tenham interesse em tocar um instrumento musical, nosso objetivo é formar novos músicos e a apresentação da banda desperta na criança o desejo de aprender a tocar um instrumento, elas têm um encantamento grande, sendo uma banda militar, do Exército brasileiro fazendo o projeto o interesse é bem maior”.


Feedback costuma ser depois do evento, mas no caso da banda, é na hora. “Nosso feedback vem na hora, é a alegria das crianças. Isso é a nossa motivação”, completa Franck.


A previsão é que 20 escolas, entre CMEIS e EMEFS sejam contemplados esse ano, para isso, um calendário está sendo montado.