Direitos da pessoa com deficiência serão discutidos em fórum

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDPED), visando contribuir para a viabilização de direitos das pessoas com deficiências, realizará uma tarde de palestras e debates no próximo dia 15, o 2° Fórum de Inclusão sobre Barreiras, Desafios e Possibilidades de Viabilização de Direitos da Pessoa com Deficiência no município de Cariacica.    


Estão previstas palestras com representantes do Ministério Público Estadual (MPES), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB- ES), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cariacica (Apae). Entre os assuntos que serão abordados estão ações civis públicas, Estatuto da Pessoa com Deficiência e a pessoa com deficiência  e seu contexto familiar. 


Para a assistente social que atua no COMDPED, Eliana Cristo Alvarino, hoje, a principal bandeira de luta deste Conselho é a acessibilidade.


"Precisamos avançar muito na questão da acessibilidade e no reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência. Temos muitas leis, temos o Estatuto da Pessoa com Deficiência que é uma lei  importantíssima, mas  ainda é necessário que se seja cumprida de fato".


De acordo com Eliana o evento está sendo pensado desde abril deste ano e a ideia é que as propostas apresentadas sejam avaliadas, posteriormente, pelo Conselho para que sejam feitas deliberações e encaminhamentos.  


“A princípio as propostas não serão levadas à fóruns estaduais e nacionais, por enquanto, ficarão em nível local. Vamos junto com o Conselho,  avaliar e identificar  sugestões para que possamos deliberar nas próximas reuniões desta gestão, que vai até setembro de 2020”, explica.    


A sociedade civil abraçou a causa do COMDPED. Há representatividade em dez segmentos entre os quais os de deficiência auditiva, intelectual e visual.


O 2° Fórum de Inclusão sobre Barreiras, Desafios e Possibilidades de Viabilização de Direitos da Pessoa com Deficiência no município de Cariacica é uma realização do COMDPED. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS)  contribui para o funcionamento deste conselho e para realização de suas atividades.


Para este evento o COMDPED contará com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cariacica (APAE) , do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região e dos demais representantes do poder público e da sociedade civil.   


Clique aqui e confira o link da inscrição


 


Serviço


2° Fórum de Inclusão sobre Barreiras, Desafios e Possibilidades de Viabilização de Direitos da Pessoa com Deficiência no município de Cariacica  


Local: EEEFM Hunney Everest Piovesan (Polivalente Campo Grande). Rua Carlos Rogerio Jesus Gomes, s/n, Morada de Santa Fé  


Dia: 15/08


Horário: 13h às 17h  


Inscrições: até 09/08, online ou na Casa dos Conselhos. Avenida Getúlio Vargas, 56, Campo Grande