Erradicação do trabalho infantil é tema de mobilização

"Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar". Foi sob esse lema que na manhã desta sexta-feira (19) a equipe intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Cariacica, técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semus), conselheiros tutelares e policiais rodoviários federais foram para a rua conscientizar a população sobre os efeitos do trabalho infantil. O local escolhido foi a BR 262, na altura da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).


Cerca de 50 pessoas participaram da ação de informação, mobilização e enfrentamento ao trabalho infantil, os motoristas que passavam pelo local eram conscientizados que a atividade ilegal priva os menores da infância, interfere na escolarização, além de causar prejuízos físicos, mental e social.  


A referência técnica do Peti em Cariacica, Ruth Knaak, comemora o alcance da ação. “Cerca de 2,5 mil pessoas foram abordadas, a campanha terminou antes da hora porque o material acabou. Foi uma mobilização de grande visibilidade, Cariacica foi impactada”, diz.


Enfrentamento


Erradicar o trabalho infantil é uma tarefa árdua, por isso, a equipe do Peti Cariacica trabalha incansavelmente. Além desta mobilização estão sendo realizadas visitas técnicas às unidades de saúde. São ciclos de bate-papo que visam a sensibilização para a denúncia e o enfrentamento ao trabalho infantil.  


“O Brasil tem uma cultura muito forte de apoio ao trabalho infantil, por isso, precisamos falar insistentemente sobre os seus malefícios e da necessidade de erradicação. Precisamos falar que lugar de criança não é trabalhando, mas sim na escola, em atividades culturais e de lazer com suas famílias. Precisam ser crianças e adolescentes em toda a sua essência, não pular etapas”, completa Ruth.      


Um cronograma foi montado e todas as unidades serão contempladas. Nesta sexta-feira foi a vez de a unidade de Porto de Santana receber os técnicos do programa. Já no próximo dia 24 será a vez de a unidade de Santa Fé recebe-los. 


Os canais para denunciar casos de trabalho infantil são os telefones do Conselho Tutelar (27) 98818-4538 / 98819-2886 /98818-4330 / 98818-5302 e o Disque 100.