Oito Unidades de Saúde receberão mobiliário e equipamentos nos próximos dias

A rede municipal de saúde de Cariacica está recebendo obras de reforma nas unidades de atendimento básico, seis já concluídas e outras duas em fase final de melhorias.  Para completar o processo, mobiliário novo e equipamentos serão entregues, elevando a qualidade no atendimento à população e nas condições de trabalho dos servidores da saúde.

No primeiro momento a mobília será montada no local para, na sequência, iniciarem as intalações dos aparelhos de ar-condicionado, realizado por uma empresa contratada, e dos computadores e televisores, que ficará a cargo dos profissionais da Subsecretaria de Tecnologia de Informação. O bairro Operário será o primeiro a receber, já nesta segunda-feira (15), mesas, cadeiras e gaveteiros. Os bairros Jardim Botânico, Porto de Santana, Valparaíso, São Francisco e Santa Bárbara, com obras já concluídas, são os próximos. Em fase final das obras, estão Nova Brasília e Campo Verde. Após este período, outras unidades passarão pelas adequações, alcançando toda a rede básica da cidade.

Para acompanhar a entrega dos equipamentos, o prefeito Juninho esteve no almoxarifado na manhã desta segunda-feira, junto à secretária de Saúde, Bernadete Coelho Xavier. Também estiveram presentes os supervisores das unidades contempladas.

"Nossa cidade, de acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS) possui 92% da população SUS dependente. Ou seja, atendemos quase toda a população de Cariacica em nossas unidades públicas. É um dado importante, que chegou a este patamar após os anos de crise econômica vividos no país. Para requalificar nossa rede, estamos nesse processo de reforma das unidades que vai culminar na contratação, até abril de 2020, em 156 equipes do PSF", afirmou o prefeito Juninho.

Durante a visita a comitiva pôde conferir também a capacidade de abastecimento das unidades com insumos, medicamentos e equipamentos como estetoscópio e aferidor de pressão. a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta aos usuários do município que, em casos de falta de algum material nas Unidades, alertem a Semus ou acionem a Ouvidoria no número 162.