Novo complexo esportivo de Cariacica abre espaço para lazer e surgimento de talentos

O que antes era um ponto viciado de lixo, a partir desta sexta-feira, 12 de julho, é lugar de lazer, esporte e, quem sabe, estímulo a novos talentos. É essa a expectativa com a inauguração da Estação Cidadania – Esporte de Cariacica (ECEC), no Parque o Cravo e a Rosa, em Nova Brasília.

Trata-se do primeiro complexo esportivo da cidade com modalidades olímpicas e paraolímpicas. O local dispõe para a população um ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo. Será possível também realizar atividades físicas orientadas.

Há também academia ao ar livre com equipamentos em inox, campo de futebol de grama, quadra de areia e área de lazer com playground. O empreendimento é uma realização do governo federal com o município.
“Eu sabia que se a gente tivesse planejamento, o complexo ia acontecer caso houvesse verba para isso”, afirmou o prefeito Juninho ao destacar a importância de apresentar sempre projetos para o desenvolvimento da cidade.

Presença
Entre os presentes, estava Lelo Coimbra, secretário especial de Desenvolvimento Social, que veio como representante do ministro da Cidadania, Osmar Terra. “Não teve um momento em que não o vi (o prefeito Juninho) correr atrás das oportunidades que se apresentaram. Estamos diante de uma obra de qualidade e à altura das necessidades de Cariacica”, disse o secretário especial.

O ex-jogador de vôlei e campeão olímpico Emanuel Rego, secretário da Autoridade Brasileira de Dopagem (ABCD), também este presente e destacou sua ligação afetiva com as areias da grande Vitória e citou a importância da valorização do esporte. “Fico feliz de ver que o esporte faz parte dessa cidade. Eu sei que o esporte é transformação. ”

Também participaram a deputada estadual Janete de Sá e a ex-deputada estadual Luzia Toledo; os vereadores de Cariacica, liderados pelo presidente da Câmara César Lucas; além do corpo de secretariado de Cariacica.

Uma ausência sentida na solenidade foi a da senadora Rose de Freitas, que teve atuação fundamental nas conversas entre o município e o governo Federal para viabilizar a verba para a construção da Estação Cidadania. Devido a uma torção no tornozelo, ela teve que ficar imobilizada, impossibilitada de se deslocar.

Emoção
Entre os destaques da solenidade, a emoção do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Edvaldo Erlacher, que chorou principalmente ao agradecer a sua equipe. “É desafiador trabalhar com gente, ainda mais pessoas tão diferentes. Mas aqui tem esporte, cultura, assistência social. Este lugar aqui estava impraticável, sujo. E agora está assim”, disse o secretário sobre o Estação Cidadania.

Carlos Sfalsin, servidor da Secretaria de Esporte, foi homenageado durante a solenidade, em nome de toda a equipe.

Homenagem a Ademar Cunha
A família do empresário capixaba Ademar Cunha também participou da solenidade já que o nome que deixou a família famosa entre os esportistas do estado foi o escolhido para dar nome ao ginásio localizado no complexo esportivo.

“Acho lindo e maravilhoso isso tudo. Meu pai dedicou a vida ao esporte amador. Eu não entendia essa paixão dele na época. Ele tirava da gente para ajudar as pessoas carentes, para ajudar o esporte amador”, lembra Ademar Cunha Júnior sobre o pai, que morreu em 2012.

Lazer para os netos
Não só de figuras políticas foi feita a solenidade. A população em geral foi conhecer o novo complexo esportivo. Entre eles. Dilson Ferreira, 55, morador de Nova Brasília que levou os netos para o local.

“Achei muito interessante a iniciativa do prefeito de fazer um centro como este em nosso bairro. As crianças que moram aqui necessitam de opções de lazer e de locais para que possam exercitar a prática do esporte. Trouxe meus netos hoje para que eles já possam se ambientar ao local. Gostei muito também da academia, que dá opção aos pais para frequentarem o local com seus filhos", afirmou Dilson.