Cultura anuncia iluminação cênica para o teatro de Campo Grande e revitalização do Centro Histórico de Cariacica Sede

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) anunciou duas grandes ações de grande repercussão para a cultura e arte da cidade. Neste mês, será instalado um grande aparato de iluminação especializada para palco no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. Além disso, a Semcult também irá iniciar a revitalização do prédio do Centro Histórico Eduartino Silva, em Cariacica Sede. 


As novidades foram informadas pela secretária municipal de Cultura, Renata Rosa Weixter, durante o lançamento oficial do primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura de Cariacica (Futura), na noite da última terça-feira (09). 


"Daremos ordem de serviço no dia 18 de julho para a instalação deste kit de iluminação cênica, aprimorando ainda mais as produções que irão ocupar o espaço do teatro do Centro Frei Civitella. Nossa secretaria foi contemplada em meio a um edital nacional lançado pela Fundação Nacional de Artes, a Funarte. Concorremos com outros 1500 teatros de todo o Brasil e o nosso teatro foi o único do Espírito Santo a ser contemplado", reforçou. 


Ela explicou que o equipamento irá auxiliar as produções que utilizarem o palco do Frei Civitella. "Estou muito feliz por termos contribuído para minimizar o ônus financeiro dos artistas. Eles, para se apresentarem no Frei Civitella, precisavam alugar todo o conjunto de iluminação cênica- e, também, para que todos possam apreciar, a partir de agora, espetáculos e shows com mais luz, cor e brilho! Isso é o resultado de um trabalho coletivo, pois só juntos tornamos o inimaginável possível", comemorou.


Centro Histórico


A Semcult também irá revitalizar o Centro Histórico Eduartino Silva. A construção, a partir de 31 de julho, irá receber manutenção com pintura, limpeza do imóvel e adequação para uso dos artistas. O prédio foi a primeira sede da Prefeitura de Cariacica. Até a segunda metade do século XX, a administração municipal funcionou no prédio, sendo depois transferida para Campo Grande. 


Atualmente, funcionam um telecentro e uma biblioteca no local. "Dialogamos com a comunidade para compartilharmos o espaço também para apresentações culturais. Essa nossa primeira ação, irá tornar o espaço digno para um uso criativo e lúdico de todos", frisou.