Cultura lança edital de Fundo Municipal de Cultura com recursos de R$ 36 mil para artistas da cidade

Com um montante de R$ 36 mil, foi lançado oficialmente o primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura de Cariacica, o Futura, na noite da última terça-feira (09), no segundo pavimento do Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande. A cerimônia foi acompanhada por artistas e produtores culturais da cidade e teve a presença do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho; do vice-prefeito, Nilton Basílio Teixeira; da secretária de Cultura, Renata Rosa Weixter, e do gerente de Fomento à Cultura, o ator e diretor teatral Hudson Braga. O corpo técnico da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) também estava presente. 


Os artistas e produtores residentes em Cariacica podem concorrer ao edital que irá contemplar 47 produções da cidade nas mais diversas categorias (teatro infantil e adulto, literatura, cinema, circo, dança, capoeira, artes plástica, entre outras). As inscrições vão até 1º de agosto. Confira o edital ao final desta matéria. 


Os espetáculos e produções contemplados irão compor a III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica, prevista para setembro. O objetivo é que os contemplados ocupem diversas regiões e bairros da cidade, levando a produção para além dos espaços tradicionais de cultura a públicos diversos. 


Luta constante e avanços na área


O prefeito Geraldo Luzia reforçou que o edital Futura é uma grande vitória para a classe artística mas que não deve ser considerado um ato final. Ele lembrou dos avanços na área,  como a criação da Lei João Bananeira, enquanto foi secretário de Cultura na década passada e reforçou a participação frequente dos artistas, frutos dessas conquistas . "O pouco que fazemos hoje pode ser um grande diferencial lá na frente. Por isso é que, vocês, artistas, devem utilizar todos os recursos disponíveis para que possamos sempre aprimorar este processo", reforçou. 


O gerente de Fomento à Cultura, Hudson Braga, lembrou das frequentes lutas e reivindicações dos artistas junto ao poder público municipal ao longo de sua carreira de três décadas. "Vale muito a pena lutar pela cultura da nossa cidade. É árduo, é complicado, mas temos que fazer. Assim como a criação da Lei João Bananeira foi um divisor de águas, este fundo de cultura chega como também um grande diferencial. Foram nove anos de gestação e, agora, temos mais uma opção de recursos e fomento para o talento de nossos artistas", comemorou.


O Fundo Municipal de Cultura (Futura), de acordo com a secretária de Cultura, Renata Rosa Weixter, entra definitivamente para o rol de atividades de política cultural da cidade. "O município de Cariacica, que já tem um protagonismo com a Lei João Bananeira, agora oferece mais uma opção aos artistas e produtores da cidade para que haja ainda mais incentivo à produção local e que a população possa usufruir da criatividade sempre inovadora dos nossos talentos", frisou.


Participação


Entre os artistas, a expectativa é alta para participar do edital. O rapper EmiciThug, 31 anos, elogiou a transversalidade do edital do Futura. "Sou articulador social e atuo em Nova Rosa da Penha com um coletivo artístico chamado de 'Criatividade'. Podemos entrar no Futura pleiteando várias ações artísticas como música, sarau de poesias, grafite", elogiou.


Após o lançamento, o público participou de uma oficina de capacitação, ministrada pela coordenadora executiva da Lei João Bananeira e do Fundo Municipal de Cultura, Evelyn Reis Bergamim, e pelo assessor técnico João Vita. O assunto abordado foi a descrição detalhada do Futura e a documentação necessária e como se inscrever no edital. Haverá uma próxima oficina no dia 22 de julho, às 18h30, no Frei Civitella.


O edital do Futura pode ser conferido clicando aqui: 


Confira AQUI o edital


Edital - Anexo I


Edital - Anexo II


Edital - Anexo III


Ficha de inscrição