Cidadãos de Cariacica se preparam para Conferência Municipal de Assistência Social

Ao longo deste mês de julho, os cidadãos de Cariacica podem participar das pré-Conferências de Assistência Social, que antecedem a Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para os dias 28, 29 e 30 de agosto. O tema deste ano é “Assistência Social – Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

Uma dessas pré-conferências foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Padre Gabriel. O evento é um espaço para que usuários, trabalhadores e assistentes sociais sejam preparados para a conferência em si. Na pré-conferência, é apresentado o que a assistência fez e o que tem potencial de fazer.

Entre os presentes na palestra apresentada nesta terça, estava o aposentado José Barros de Oliveira, 73 anos, um dos usuários do Cras. “Eu participo da ginástica aqui e acho bom acontecerem esses eventos porque a gente pode desabafar.”

Ao todo, vão ser realizadas nove pré-conferências. Até a Conferência Municipal, as pré-conferência terão acontecido nos CRAS de Porto Novo, Padre Gabriel, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Verde, Rio Marinho, Sotelândia, Itacibá e nos Creas de Campo Grande e de Itacibá, que realizarão o evento em conjunto, conforme cronograma ao final da matéria.

A participação é aberta ao público.

A Conferência
No dia da Conferência Municipal, todos os presentes poderão apresentar propostas em torno do tema deste ano, “Assistência Social – Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

“A conferência é a voz que eles têm. Assistência é uma garantia, não é um favor. A participação dele, do cidadão, garante esse direito. Assistência social é uma política pública garantida em lei. Garante as necessidades básicas à população em vulnerabilidade social”, afirma Andressa Biancardi, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasc).

Os serviços de assistência social abrangem os trabalhos realizados pelos CRAS, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelos abrigos, por exemplo.

Cronograma das próximas pré-conferências:

09/07
Às 13h30 – CRAS IV – Alto Mucuri - Rua Bragança, s/nº, Mucuri. Próximo à Igreja São João Evangelista.

10/07
Às 9h – CRAS V – Nova Rosa da Penha - Praça Céu, Nova Rosa da Penha II
Às 13h30 – CRAS III – Campo Verde - Av. Central, Quadra 12 – Lote 1 à 13, Campo Verde. Ao lado do Haras.

11/07
Às 9h – CRAS VIII – Rio Marinho - Rua 07, s/nº, Rio Marinho. Próximo à Unidade de Saúde de Rio Marinho.
Às 13h30 – CRAS VII – Sotelândia - Rua Alexandria, s/nº, Sotelândia. Antiga Associação de Moradores de Sotelândia.

12/07
Às 9h – CRAS VI – Itacibá – Rua Itaguaçú, nº 06, Itacibá. Próximo ao Supermercado Porto Novo.

19/07
Às 9h – CREAS Campo Grande + CREAS Itacibá - Rua 15 de novembro, nº 33 – Campo Grande – Antiga escola Passaredo (educação infantil)