Gestão fiscal de Cariacica é nota A na Secretaria do Tesouro Nacional

Por , postado em 05/07/2019

A gestão fiscal de Cariacica recebeu nota “A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na avaliação da capacidade de pagamento, chamada Capag, alcançou o conceito máximo.


O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.


A metodologia do cálculo da Capag, em vigência há dois anos, é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez, logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município.


O indicador de endividamento é calculado pela relação entre dívida consolidada bruta e receita corrente líquida. A poupança corrente busca verificar se o ente está poupando o suficiente para absorver um eventual crescimento das suas despesas correntes acima do aumento das receitas correntes. Por fim, o índice de liquidez verifica se o ente tem um volume de recursos em caixa suficiente para honrar as obrigações financeiras já contraídas.


“Alcançamos a nota 'A' nos três indicadores, o que demonstra que temos primado pelo equilíbrio das contas públicas e uma gestão fiscal responsável e sustentável”


Além de atestar a boa situação fiscal do município, a avaliação máxima pelo Tesouro Nacional confere a Cariacica condições para contratação de operações de crédito com garantia da União. “Com isso, o município pode acessar empréstimos para investimentos com juros mais baixos”, diz Carlos Renato Martins, secretário Municipal de Cariacica.


A consulta das notas de municípios, Estados e Distrito Federal na Capag pode ser feita através do endereço:


http://www.tesourotransparente.gov.br/visualizacoes/previa-fiscal