Meio Ambiente realiza última rodada de reuniões do Plano de Saneamento

Começou no último dia 01° e segue esta sexta-feira (05) a 4ª rodada de reuniões para a elaboração do Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto. Instituído em 2014, em cumprimento à lei federal 5.304/14, o plano tem como missão direcionar os investimentos que a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) irá executar no município em um prazo de 30 anos.


A Macrorregião Sul foi a primeira a ser contemplada, ela compreende os bairros Alzira Ramos, Caçaroca, Castelo Branco, Chácaras União, Jardim Botânico, Jardim de Alah, Campina Grande, Formate, Padre Gabriel entre outros. Na sequência, receberam as reuniões as Macrorregiões Centro-Oeste e Rural. Nesta quinta-feira (04) será vez da macrorregião Norte e amanhã será a vez da Central.


Nas etapas anteriores foram construídos o diagnóstico técnico participativo e o prognóstico. As propostas apresentadas pelos moradores na durante a construção do prognóstico estão sendo discutidas neste ciclo de reuniões e, a partir das discussões, será elaborado um documento.


“O objetivo das reuniões é passar para a população o que foi coletado de informações nas etapas 2 e 3, nessa 4ª etapa nós já vamos apresentar à população as propostas resultantes das etapas anteriores, essas propostas já são para entrar no plano de saneamento”, explica o coordenador de Saneamento Ambiental, Henderson de Barros Trancoso.


Ainda de acordo com o coordenador plano vai nortear o município sobre onde priorizar investimentos na área de saneamento de água e esgoto. 


“É de suma importância a participação da população para que o município veja a carência da população e consiga, com isso, priorizar esses investimentos tanto na parte de água quanto na parte de esgoto”, diz.  


Serviço


Ciclo de Reuniões Plano de Saneamento Básico Eixo Água e Esgoto 04/07 – Macrorregião Norte: 18h às 20h, Escola Estadual São João Batista, São João Batista 05/07 –


Macorregião Central: 18h às 20h, Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande