Alunos da Emef Eurides Gabriel participam de plantio de mudas

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eurides Gabriel, em Campo Belo, participaram ao longo desta quinta-feira (13) de uma ação de plantio de mudas na própria unidade. A iniciativa faz parte do Junho Verde, um mês inteiro dedicado à ações voltadas à preservação do meio ambiente, sensibilização e conscientização ambiental.


No turno matutino a atividade foi realizada com estudantes do 1°ao 5° ano, já no vespertino foi a vez de os alunos da educação infantil, 6° e 9° anos botarem na mão na terra.


A estudante Fernanda Constantino, 16, cursa a 8ª, participou da ação junto aos colegas de turma e aprovou a iniciativa. “Foi uma experiência muito boa”, garante.


Ao todo foram plantadas 24 mudas, sendo uma por turma. São patas de vaca; ypes brancos, amarelos e rosas; paus-brasil, jatobás e abricós de macaco. Cada turma será responsável por regar e acompanhar o crescimento de sua árvore.


Para o coordenador ambiental da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), JR Laureth, o assunto meio ambiente nunca deve sair de pauta, sobretudo nas escolas.


“Temos um grande problema de calor, quanto mais árvores forem plantadas mais fresco ficará o clima, teremos mais oxigênio e menos poluição. A árvore tem a função de retirar o carbono da natureza e transformar em oxigênio”, explica o especialista.


A professora de Ciências, Amanda Lopes Santiago, defende que despertar nos alunos uma postura crítica em relação ao meio ambiente é essencial.


“Acredito que seja de extrema importância para eles entenderem a função das plantas no meio ambiente, para a gente e para os animais. Projetos como esse são sempre bem-vindos na escola e impactam, direta ou indiretamente, no cotidiano dos alunos, pois eles começam a criar um senso de responsabilidade e a prestar atenção nas pequenas coisas”, diz.


Segundo ela o assunto meio ambiente é tratado de forma recorrente na unidade, tanto que uma horta que está desativada desde a última reforma do prédio será reativada.


E no que depender da Semdec a reativação da horta tem tudo para dar certo. Não só no mês de junho como durante todo o ano as escolas da rede são percorridas e atendidas com criação de hortas comestíveis e medicinais, palestras sobre coleta seletiva e demais assuntos ligados ao tema meio ambiente e plantios de mudas.