Cariacica é exemplo para desburocratização no XI Meeting de lideranças industriais da Findes

Com o tema “Desafios da Indústria Capixaba”, o XI Meeting de Líderes Industriais, evento organizado para cerca de 200 empresários e lideranças pela Findes, apontou Cariacica como cidade pioneira no Brasil a implantar a Licença de Impacto Determinado (LID), como medida desburocratizadora. Com a nova legislação, o município diminui de seis meses para até 15 dias o processo de licenciamento de um novo empreendimento, tornando-se mais atrativa a novos negócios.

Para o presidente da Findes, Léo de Castro, a medida é louvável e ataca o maior gargalo para novos negócios no Brasil. “Cariacica dá um passo enorme para ser o destino de novos empreendimentos. Este é o caminho para geração de renda, emprego e desenvolvimento para a cidade e para o Espírito Santo", comentou.

O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, representou o município e enfatizou a busca por boas práticas da cidade. Ele cita que a cidade é primeiro lugar em transparência passiva e controle interno segundo o Tribunal de Contas do Espírito Santo, Cariacica também é classificada com nota A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e mostra-se um município organizado e pronto para o desenvolvimento. Lembra ainda que mais de R$ 100 milhões estão sendo investidos em infraestrutura em toda a cidade, com obras de drenagem e pavimentação, recuperação de vias, criação de áreas de lazer e investimentos em áreas como saúde e educação.

"Estamos fazendo um trabalho importante de base para que a cidade tenha sustentabilidade no crescimento. A organização financeira e administrativa, alinhada aos investimentos em infraestrutura que estamos realizando, credenciam Cariacica como destino para quem quer investir numa cidade segura e com potencial. E o nosso objetivo com essas políticas de desenvolvimento econômico é permitir que o cidadão cariaciquense, por meio de oportunidades de emprego, se emancipe financieramente", afirmou o prefeito.