Junho Verde promove ações de conscientização ambiental

Você já ouviu falar em Junho Verde? Em Cariacica o Junho Verde é um mês inteiro dedicado à ações voltadas à preservação do meio ambiente, sensibilização e conscientização ambiental. Esse ano os trabalhos serão focados, principalmente, em descarte correto dos resíduos e ampliação da coleta seletiva.

Na manhã desta segunda-feira (10) foi realizada uma panfletagem educativa no bairro Rosa da Penha. No próximo dia 14 será a vez de a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Paiva, em São Geraldo, receber uma palestra.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Adilson Teixeira, o objetivo da campanha é provocar mudança de comportamento visando a conservação dos bens naturais.

“O objetivo é sensibilizar as pessoas quanto a importância da preservação ambiental. Em Cariacica o maior problema é a questão da disposição irregular dos resíduos, por isso, a gente trabalha a conscientização”, explica.

O gerente ainda afirma que foi montado um calendário com uma programação repleta de palestras, ampliação da coleta seletiva e plantios. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). Juntos, técnicos das duas secretarias integram um comitê de educação ambiental.

“Durante a panfletagem em Rosa da Penha as pessoas ficaram satisfeitas em saber que o bairro será contemplado com coleta seletiva e disseram que estão dispostas a contribuir”, afirma.

A Semdec calcula em 40 toneladas/mês de material reciclado. Além da coleta feita pelo programa Cariacica Recicla, os materiais recicláveis podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Caso não more próximo a um dos PEVs, o morador pode entrar em contato com a Secretaria para avaliar a possibilidade de agendar a coleta. O telefone é o 3354-5403, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Atualmente o município possui 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do programa Cariacica Recicla.

Já a coleta de lixo domiciliar atende todos os bairros, os moradores podem consultar os dias e horários da coleta no portal do município https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/Coleta-Cariacica.pdf