Escolhido o mascote do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Para abordar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Cariacica de forma lúdica com os estudantes da rede, foi lançado, no mês de abril, um concurso cultural para escolha do mascote do programa. Alunos do ensino fundamental de toda a rede participaram e a vencedora foi a estudante Yasmin da Costa Souza, 14 anos, que cursa o 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Melo Sobrinho.


A proposta era que os alunos criassem um personagem e dessem um nome a ele. Os trabalhos inscritos deveriam abordar o tema trabalho infantil podendo destacar um ou mais de seus aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção.


Zé Petinho, como foi batizado por Yasmim, nasceu de um momento de inspiração da menina. “Desenho desde os oito anos de idade e sempre tive facilidade para criar. Por isso, procuro melhorar meu traço assistindo canais do Youtube. Nunca fiz curso, desde pequena tenho essa facilidade. Mas, não achei que seria a vencedora do concurso, Fiquei surpresa com o resultado”, explicou a estudante.


Aliás, o resultado trouxe orgulho para toda escola. “Ficamos muito felizes com a escolha do Zé Petinho”, conta a professora de Artes, Adriana Flausino dos Anjos de Oliveira. Foi ela que incentivou os alunos do 9º ano a participarem do concurso. “Tinha desenhos ótimos na turma. Eles são muito talentosos! Agora que a Yasmin ganhou, ficaram ainda mais motivados a participarem de outros concursos”, destacou a professora.


Segundo a referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Cariacica, Ruth Knaak, o objetivo do concurso foi fomentar a participação das crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, e prevenção do trabalho infantil. O objetivo foi alcançado com sucesso. “Os estudantes se engajaram. Tivemos 25 desenhos, todos muito bons, a escolha foi difícil”, explica Ruth.


A escolha do desenho foi realizada no último dia 27, no júri, representantes da Comissão Intersetorial do Peti e técnicos do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).


Os critérios para escolha foram inovação, objetividade, exclusividade e pertinência.
O mascote Zé Petinho será produzido e a previsão é que ele seja apresentado no dia 12 de junho no lançamento da campanha “Junho Vermelho: Não ao Trabalho Infantil!”.