Veja como buscar ajuda em Cariacica para deixar o vício em cigarro

Se libertar do vício em tabaco não é das coisas mais fáceis, mas quem mora em Cariacica pode contar com o  acolhimento do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Tabagista, que funciona em quatro unidades de saúde: Jardim América, Santa Fé, Oriente e Nova Rosa da Penha II. Como reforça o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta sexta-feira (31), buscar ajuda é fundamental para quem quer mudar o hábito.

O Programa forma grupos de apoio, a cada dois meses, a quem quer parar de fumar. As unidades de Jardim América, Santa Fé e Nova Rosa da Penha II oferecem 20 vagas cada uma por cada período de inscrição. Oriente, 10 vagas. As inscrições são abertas a cada dois meses. As próximas inscrições começam no dia 10 de junho, em Santa Fé e Nova Rosa da Penha e são feitas nas próprias unidades pelos fumantes.

Como funciona
A pessoa que quer parar de fumar deve fazer a inscrição na unidade que oferece o programa. Não há fila de espera. O usuário já sai da inscrição com data de avaliação agendada. Na consulta, é dada a orientação sobre como participar do grupo de apoio.

Inicialmente, são quatro sessões, uma por semana. Entre a terceira e a quarta sessão, o usuário passa por nova consulta, que avaliará a necessidade ou não de medicação. Vale destacar que só pode receber medicação quem participa ativamente das sessões. Ainda assim, só receberá medicação os casos que o médico responsável avaliar ser necessário.

Após as quatro sessões, quem conseguiu parar de fumar começa a participar de sessões quinzenais e pode ser acompanhado por um ano para evitar recaídas. E quem não conseguiu parar pode passar por novo acolhimento e reiniciar o programa.

O programa trabalha com terapia cognitivo-comportamental, com foco na mudança de hábitos.
Dicas de como resistir ao desejo de fumar

Confira abaixo dicas para driblar o vício:

Engane a fissura
Aquela vontade de fumar que parece incontrolável é conhecida como fissura e dura entre 2 a 5 minutos.

Controle a ansiedade, irritação e estresse
Respire profundamente, faça algo diferente do que estava fazendo, pense em situações agradáveis.

Cigarro não é remédio para insônia
Ao contrário, o cigarro pode tirar o sono, pois a nicotina é um estimulante. Ansiedade e vontade de fumar em noites de insônia podem ser contornados com um copo de leite ou chá.

Não compense a falta de cigarro com alimentação
Ninguém ganha peso porque parou de fumar, o ganho ocorre quando a pessoa troca o cigarro por alimentos calóricos, como doces. Faça refeições equilibradas, com alimentos de baixa caloria, como frutas, legumes e verduras.

Resista aos hábitos que levam você ao cigarro
Aquele cafezinho, a dose de bebida, etc. Se isso te dá vontade de fumar, evite consumo nos primeiros dias sem cigarro. Após as refeições, escove logo os dentes.

Prepare-se para encontros sociais
Você terá de conviver com outros fumantes, não tenha medo desse contato. Em vez de ceder quando oferecerem uma tragada, convide seus amigos a ficar sem fumar contigo.